Saiba como contar histórias infantis

Com a sequência narrativa, a criança começa a entender o mundo ao seu redor

Curso de contação de histórias e literatura infantil

O ato de contar histórias proporciona recreação e prazer, mas é óbvio, nenhum conto resulta só nisso. Numa história bem contada, aprecia-se a beleza da língua bem articulada, o vocabulário, a postura, aprende-se a ouvir e a se concentrar, estimula-se a imaginação, abre-se caminho à leitura, aprende-se a compartilhar emoções, descobrem-se tradições culturais e tantas outras manifestações da vida íntima e social dos homens.

O primeiro objetivo dos contos é lúdico, um elemento que não pode faltar. A fantasia tem uma força muito grande sobre os seres humanos, e foi por meio das narrações orais que o homem experimentou compartilhar o prazer, sensações, alegria e beleza.

Além disso, com a sequência narrativa, a criança começa a entender o mundo ao seu redor, a ideia de tempo, as relações sociais, a complexidade dos conflitos e a interpretação dos sentidos, o que facilitará e abrirá o caminho à leitura. O conto também é um elemento muito eficaz na educação informal, independente dos centros educacionais.

Ler e contar apresentam, na verdade, visões de mundo, de valores, dos conflitos humanos e sociais, da história do mundo em diferentes épocas e culturas. Isso permite a contemplação, a reflexão e a análise.

O curso "Literatura Infantil e Contação de Histórias", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, é destinado a profissionais da educação que queiram discutir, fundamentar e vivenciar em atividades, a importância da literatura infantil. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Maria Oliveira Cortes, educadora, especialista em organização e operação de bibliotecas infantis e contadora de histórias profissional.

http://www.youtube.com/watch?v=l6oZMClJS6s

Marconi Vieira 14-10-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.