Aprenda a fazer histórias de flanelógrafo

Oportunidade de participação ativa e direta, contribui para desenvolver o espírito criativo, tanto do professor quanto da criança

Como contar histórias de flanelógrafos

A história de flanelógrafo consiste num processo dinâmico e progressivo de aprendizagem em pequenas etapas. Possibilita fixar a atenção das crianças por mais tempo, à medida que elas participam da atividade.

O flanelógrafo trabalha a narratividade da imagem associada à linguagem verbal das mais diversas formas, já que a sua estrutura permite uma multiplicidade de narrativas sobre um mesmo tema. O esquema aceita que o diálogo seja estabelecido por todos os atores envolvidos no processo, fazendo com que haja uma troca de saberes entre todos.

A atenção da criança é gerada pelo fato dos seus personagens ficarem soltos no quadro, podendo movimentar-se à vontade, enquanto a história se desenrola. As gravuras ficam bem destacadas do fundo, não há muitos detalhes, mas apenas o essencial para ilustrar o conto.

O curso de educação infantil "Confecção de Histórias de Flanelógrafo", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem como objetivo auxiliar o professor no trabalho de confecção e escolha de textos para histórias. A coordenação técnica ficou a cargo da professora Luciana Fiel, economista doméstica e mestre em educação infantil pela UFV - Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=onhYTpzpT84

Marconi Vieira 15-09-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.