Conheça as vantagens da musicalização infantil

Musicalizar é despertar a sensibilidade para a música, desenvolvendo senso estético e de cooperação

Curso de musicalização infantil

Ao explorar o som, ritmo, melodia, harmonia e o movimento, os alunos farão a descoberta e a vivência da riqueza dos sons e dos movimentos produzidos a partir do próprio corpo. Esse é um processo que tende a se sofisticar, levar a atividades musicais criativas e também à prática rítmica, partindo apenas das palavras.

Além disso, percebe-se, também, que a musicalização tende a integrar a criança no grupo e na sociedade. Quando uma criança canta e, principalmente, quando se envolve com papéis de interpretação da música, especialmente junto ao seu grupo, ela se sente participante e adquire consciência de que os colegas de turma são importantes, fato de grande valor para o convívio social. É interessante perceber que a criança passa a vivenciar uma compreensão sobre o fato de que a cooperação com os companheiros é fundamental, pois é do esforço comum que surgirá a possibilidade de alcançar os objetivos propostos pelo grupo.

Musicalizar não é ensinar teoria musical nem tocar instrumentos, essa é uma tarefa da escola de música. Devemos considerar que, na verdade, musicalizar é despertar a sensibilidade para a música, especialmente para a boa música, desenvolvendo senso estético, de beleza e de bom gosto. Portanto, para trabalhar a musicalização com os alunos é preciso acreditar naquilo que está sendo feito e ter vontade de ensinar, não sendo necessário ter estudado música em conservatório.

O curso "Musicalização Infantil", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de oferecer treinamento a educadores que trabalham na educação de crianças, para que possam iniciar atividades de musicalização na sua escola. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do músico Thyaga, que é também educador, e da pedagoga Maurícia Schitine, especialista em educação infantil.

http://www.youtube.com/watch?v=VQecp8Iq_gg

Marconi Vieira 22-09-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.