Como garantir a segurança em estabelecimentos de ensino

Ambientes escolares precisam de sistemas eficientes de proteção, devido à grande concentração e movimentação de pessoas

Curso de segurança em escolas

Todo local onde existe grande concentração e movimentação de pessoas está vulnerável a ocorrências capazes de comprometer a segurança do ambiente. Os riscos podem variar desde acidentes ou fenômenos naturais, como tempestades, inundações, desabamentos e incêndios, até danos causados pelo ser humano, como furtos, assaltos, homicídios e atentados.

As escolas estão, certamente, expostas a esses riscos e perigos. Soma-se a isso o crescimento alarmante dos índices de criminalidade em todo o país, com o agravamento de práticas como tráfico de drogas, sequestros, assaltos e crimes dos mais variados.

A aplicação prática dos sistemas de segurança vai depender da direção de cada estabelecimento, uma vez que a segurança varia de escola para escola, em conformidade com seu tamanho, número de alunos e funcionários, localização e vulnerabilidades existentes. No entanto, os princípios a serem observados são os mesmos, o que varia é o grau de intensidade e complexidade, de acordo com cada situação particular.

O curso "Segurança em Estabelecimentos de Ensino", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de orientar os dirigentes de estabelecimentos de ensino quanto à necessidade e as formas de proteção ao ambiente escolar. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Plácido Soares, profissional de segurança, com mais de 25 anos de experiência nas áreas de segurança pública e privada, vinculado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

http://www.youtube.com/watch?v=kN6TWrIMkAk

Marconi Vieira 22-09-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.