Saiba como desenvolver a linguagem matemática

O objetivo do trabalho com matemática na educação infantil é desenvolver uma postura de investigação

Curso de matemática para educação infantil

A entrada da criança em uma instituição de educação infantil marca a transição de um contexto exclusivamente familiar para um outro influenciado pela cultura, com diversos códigos e possibilidades de relação. A matemática, por meio de jogos, brincadeiras, situações de contagens e resolução de problemas, surge como porta de entrada para novas competências e estratégias próprias do mundo escolar. Nesse sentido, cabe aos educadores viabilizar a introdução das crianças nesse novo universo, potencializando conhecimentos, contextualizando e significando tais experiências.

O objetivo do trabalho com matemática na educação infantil é o desenvolvimento de uma postura de investigação, ou seja, o desenvolvimento de habilidades de formular hipóteses e testá-las, percebendo regras e verificando como funcionam. No início, as crianças devem ter uma aproximação global com os conteúdos, com atividades com calendário, músicas sobre as séries numéricas, noção de espaço e outras atividades.

Nesse contexto, o educador possui uma função importante que é propiciar às crianças um ambiente em que possam explorar diferentes ideias matemáticas, que não sejam apenas numéricas, mas também referentes à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma prazerosa, e que possam compreender a matemática como fator inserido na vida.

O curso "Desenvolvimento da Linguagem Matemática", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, contém informações que oferecem subsídios para o trabalho do professor, além de auxiliar na elaboração dos currículos e na definição dos conteúdos mínimos para a educação infantil. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Luciana Fiel, economista doméstica e mestre em educação infantil pela UFV - Universidade Federal de Viçosa, e da professora Eneida Pereira Gondim, do departamento de educação da UFV - Universidade Federal de Viçosa, mestre em educação infantil pela Universidade do Arizona - Estados Unidos.

http://www.youtube.com/watch?v=scd3rwtMds8

Marconi Vieira 16-09-2010 Educação Infantil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.