Educação financeira para crianças

 

 

Você foi educado financeiramente?

 

Saber administrar bem a sua renda é fundamental. Assim, além de evitar dores de cabeça no futuro, aproveitamos melhor o dinheiro. Controlar gastos é algo que deve ser ensinado desde a infância. A educação financeira começa em casa, quando a criança começa a interessar-se por produtos, como brinquedos e alimentos. Neste momentos, a mesada torna-se um ótimo recurso para começas a ensinar as crianças como administrar o dinheiro.

O primeiro passo para orientar as crianças sobre finanças é pesquisar e buscar boas informações sobre o tema, por meio de livros, cursos e palestras. A educação financeira deve ser ampla e abordar temas como consumo consciente e ambientalmente sustentável. As crianças devem ser orientadas sobre hábitos simples e econômicos, como: cuidar dos próprios brinquedos, do material escolar, lembrar de apagar a luz do quarto ao sair e fechar a torneira enquanto escova os dentes.

A poupança pode ser estimulada por meio da mesada. Dê ao seu filho um cofrinho e explique que se ele guardar um pouquinho da mesada ele conseguirá o dinheiro para comprar um determinado brinquedo. A entrega da mesada deve ser acompanhada por uma conversa franca, explicando que, a partir de agora, ele vai receber e controlar o próprio dinheiro. Além disso, é preciso colocar os ensinamentos em prático e envolver toda a família.

No processo de aprendizagem, é normal que a criança quebre a cara algumas vezes. Aproveite esses momentos para fazê-la pensar porque chegou a tal situação. O importante desse exercício é ensinar  a criança a lidar com limites e consequências de suas escolhas, evitando que ela chegue a fase adulta cometendo os mesmos erros da infância.

 

Por Lidiany Duarte
Fonte: dsop.com/capesesp.com/Uol

Lidiany Duarte 15-01-2015 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.