Educação infantil - canções de roda

É muito importante que haja a interação entre as crianças durante o processo de aprendizagem. Utilizar atividades em que todos têm de colaborar com todos para que a atividade dê certo e para que seja divertida é uma ótima opção. Em um primeiro momento, a melhor coisa para que essa interação ocorra

Além de resgatar a cultura local, as canções de roda são excelentes para trabalhar a interação e a socialização entre as crianças

  Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples

É muito importante que haja a interação entre as crianças durante o processo de aprendizagem. Utilizar atividades em que todos têm de colaborar com todos para que a atividade dê certo e para que seja divertida é uma ótima opção. Em um primeiro momento, a melhor coisa para que essa interação ocorra na musicalização, é o uso das canções de roda.

As canções de roda estiveram bem mais presentes entre as crianças de gerações passadas, mas, por sua força como elemento lúdico, continuam sendo cantadas, passadas de pai para filho entre gerações e gerações. Isso demonstra o quanto elas são interessantes.

Além de resgatar a cultura local, as canções de roda são excelentes para trabalhar a interação e a socialização, pois são brincadeiras em que as crianças têm que colaborar umas com as outras para que dê certo e seja divertido.

Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e, ainda por cima, despertam a vontade de cantar.

Brincadeira do chapéu

Antes de iniciar qualquer atividade, explique bem às crianças como a brincadeira irá se desenrolar. Depois inicie a brincadeira interrompendo, quando necessário, para corrigir eventuais falhas.

Esta é uma atividade em que há necessidade de contato entre as crianças. Trata-se de uma canção de roda em que entre todos os membros do grupo, uma criança recebe um chapéu na cabeça e deve passar o chapéu para o próximo da roda, escolhendo aleatoriamente entre os colegas aquele que ficará com o chapéu.

Maurícia Schitine, pedagoga e coordenadora do Curso Educação Infantil - Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que nesta atividade, além de cantar e dançar na rodinha as crianças precisam estar atentas ao momento certo de passar o chapéu. Isso leva a um verdadeiro exercício de harmonia e respeito ao outro e ao grupo. Todos precisam participar para a brincadeira dar certo, e todos têm de respeitar a hora de cada um fazer sua parte. As crianças terão que respeitar a vez do outro, esperar a sua própria vez, fazer a ação na hora certa. Com isso, estamos trabalhando o contato e a socialização.

Equipe de Redação 09-07-2013 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.