Escola infantil - o profissional da educação infantil

A escolha dos profissionais que vão atuar em uma escola infantil é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento. Deve-se priorizar quem tenha formação específica na área de educação infantil, de preferência com formação superior. Todos devem passar por rigorosa seleção e serem

Quem pode atuar na educação infantil?

 

O profissional deve estar sempre em contínuo processo de aprendizagem, estudando, fazendo cursos, lendo, buscando informação sempre

A escolha dos profissionais que vão atuar em uma escola infantil é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento. Deve-se priorizar quem tenha formação específica na área de educação infantil, de preferência com formação superior. Todos devem passar por rigorosa seleção e serem treinados continuamente. Aliás, em educação chamamos este processo de formação continuada. O profissional deve estar sempre em contínuo processo de aprendizagem, estudando, fazendo cursos, lendo, buscando informação sempre. Portanto, ao escolher o profissional, o dirigente deve observar se ele tem vontade de aprender, disponibilidade para fazer cursos e interesse em investir em sua carreira.

Para administrar e supervisionar os trabalhos, a escola necessita de um coordenador ou diretor que, geralmente, é exercido pelo proprietário, quando este tem formação na área de educação infantil; se não tem, ele deverá contratar um profissional especialista para desempenhar tal função.

O coordenador ou diretor de uma escola infantil tem que ter um excelente referencial teórico para que ele possa administrar e lidar com sua equipe de funcionários, ou, então, procurar ajuda por meio de consultorias especializadas. Segundo Maria José de Oliveira, coordenadora do Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a qualidade dos serviços oferecidos por uma escola infantil depende de sua estrutura, organização e administração; da capacidade técnica de seu diretor que deverá ter competência para aplicar seus recursos financeiros e materiais; e, finalmente, dos conhecimentos, habilidades e qualidades individuais do seu pessoal. Todo funcionário que atua na escola e lida diretamente com a criança tem que passar por um treinamento rigoroso e dele é cobrado conhecimento, criatividade, paciência, afeição e até mesmo que saiba lidar diretamente com os pais, em uma conversa do dia a dia ou em uma troca de experiências.

A organização e manutenção do quadro de pessoal, qualitativamente capaz e quantitativamente suficiente, é de responsabilidade da direção, que deverá responder pela execução do programa da escola. Assim, a seleção e o treinamento dos profissionais constituem ponto de fundamental importância. Igualmente básico é o aspecto da remuneração, que será estabelecido segundo as funções a serem desempenhadas.

No processo de recrutamento, seleção e treinamento do pessoal, o diretor ou o proprietário da escola deve assegurar de que os funcionários tenham o perfil desejado e adequado ao trabalho pelo qual serão designados. É de fundamental importância, que além das informações básicas contidas na ficha de inscrição, sejam feitas análises dos currículos, entrevistas, provas de conhecimento e, sobretudo, estágios probatórios. Todos esses dados subsidiarão o dirigente na escolha do melhor funcionário para atuar na sua escola.


Equipe de Redação 06-08-2013 Educação Infantil
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