Flanelógrafo: uma ótima ideia de recurso para a contação de histórias

Contar histórias a uma criança é uma atividade bem frequente, nas mais diversas culturas do mundo e em várias situações, tanto no âmbito familiar como no escolar. Alguns estudos já demonstraram o importante papel que as histórias desempenham nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem

O flanelógrafo pode ser feito de vários modos e tamanhos, com base de madeira, ou papelão, coberta com flanela ou feltro

O flanelógrafo trabalha a narratividade da imagem associada à linguagem verbal das mais diversas formas

Contar histórias a uma criança é uma atividade bem frequente, nas mais diversas culturas do mundo e em várias situações, tanto no âmbito familiar como no escolar. Alguns estudos já demonstraram o importante papel que as histórias desempenham nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem humana. As histórias infantis são utilizadas geralmente pelos adultos interlocutores (sejam pais, professores ou terapeutas) como forma de entretenimento ou distração.

O flanelógrafo é uma ótima opção para a contação de histórias. Trata-se de uma superfície inclinada, coberta com flanela de cor escura - verde escura ou preta - de dimensões que sejam satisfatórias para a leitura à distância, onde as gravuras dos personagens e o cenário são colocados, à medida que a história é contada.

Segundo Luciana Fiel, coordenadora do Curso Confecção de Histórias de Flanelógrafo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a estrutura simplificada do flanelógrafo permite que o professor tenha uma maior flexibilidade para trabalhar os mais diversos conteúdos. Essa característica faz com que haja um processo dinâmico de intercâmbios e interações, fazendo com que tanto o educador quanto os educandos construam um processo de aprendizado recíproco.

O flanelógrafo trabalha a narratividade da imagem associada à linguagem verbal das mais diversas formas, já que a sua estrutura permite uma multiplicidade de narrativas sobre um mesmo tema e que podem ser desenvolvidas de forma linear e não-linear.

O flanelógrafo pode ser feito de vários modos e tamanhos: com base de madeira, ou papelão, coberta com flanela ou feltro. A alternativa mais barata e eficiente é usar feltro e um pedaço de papelão.

Materiais para a produção

  • papelão resistente. Corte-o, ou dobre-o, para que os dois lados fiquem em uma medida aproximada de 80x60cm;
  • feltro ou flanela;
  • cola quente;
  • tesoura.

Produção

Escolha o lado onde colocará o feltro - sem cortes, emendas ou estragos. Corte com tesoura. Dobre o papelão ao meio, dando-lhe a forma de um triângulo, como mostra a figura. Confeccione uma base para o flanelógrafo, também em papelão. Ponha o feltro esticado sobre um dos lados do papelão. Está pronto o flanelógrafo, que poderá ser usado sobre uma mesa, cadeira ou banco.

Equipe de Redação 10-10-2012 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.