Material escolar: como realizar boas compras e economizar

Como economizar nas compras de material escolar

Chegou a hora de ir às compras! O ano está chegando ao fim e, é nesta época, que os gastos aumentam. Tem o natal, o ano novo, as férias, as contas e, além de tudo isso, as compras dos materiais escolares. Como conciliar todas essas despesas com o seu orçamento?

Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo na hora das compras.

1. Vamos brincar de caça aos materiais?

Aproveite a oportunidade e comece a inserir a educação financeira em sua casa. Para que seu filho aceite a ideia de continuar usando os materiais que ainda tem em casa, divertir-se e ainda aprender a economizar, essa é uma boa alternativa. Chame seus filhos para a brincadeira! Vejam gavetas, armários e bolsas, procurem materiais que podem ser aproveitados.

2. Tenha prioridades financeiras que venham antes do material escolar.

Junte a família e liste os sonhos que querem conquistar durante o ano. Por exemplo: viajar, comprar um computador, uma bola, um Ipad, o que quiserem. Mostre para as crianças quanto custará realizá-los e como a economia com o material escolar pode ajudar a conquistar esses sonhos.

3. Que tal uma compra coletiva no atacado? Combine com outros pais.

Converse com os pais dos colegas do seu filho e proponha de comprarem juntos. Assim, podem conseguir bons descontos, podendo chegar a mais de 10%. Eleja um pai ou uma mãe para ficar responsável por escolher os itens.

4. Troque os materiais das crianças de idades diferentes.

Procure pais de crianças mais velhas e peça emprestado os livros já usados do filho. Isso gera uma grande economia. Se conseguir 5 livros de uma lista de 10, já será cerca de 50% de economia. Além de ser uma oportunidade para ensinar seu filho a cuidar do material do "coleguinha".

5. Pense se vale a pena comprar pela internet.

Antes de ir para as lojas, avalie sua real situação financeira. Se a família tem reservas, é melhor comprar à vista, na loja. Assim, pode-se conseguir descontos extras. Mas, se o orçamento estiver apertado, o parcelamento sem juros é a melhor opção. Neste caso, é interessante comprar pela internet.

6. Deixe seu filho em casa.

O grande movimento das lojas não é apropriado para crianças. Além disso, as publicidades dos materiais podem acabar influenciando as crianças e fazendo com que os pais optem por produtos mais caros e desnecessários.

7. Compare os preços e tenha em mente que marca não é tudo.

Pesquise nos principais comércios. As variações de preços podem ser bem expressivas entre um estabelecimento e outro. Compare os preços entre os materiais. Tenha em mente que marcas desconhecidas podem ser de boa qualidade e a um preço mais acessível. Avalie a relação custo-benefício.  

 

Boas compras!

 

Por Lidiany Duarte
Fonte: economia.ig



Lidiany Duarte 17-12-2014 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.