Atividades na escola com cones estimulam a criatividade e a improvisação

Os cones de plástico para a brincadeira podem ser conseguidos facilmente, sem nenhum custo

Curso Musicalização Infantil - Atividade Lúdica

Inicialmente, podemos definir as atividades lúdicas como sendo aquelas desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras. Essas, normalmente, são muito bem recebidas pelas crianças, e trazem resultados fantásticos em termos de envolvimento.

No curso Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Thyaga, cita um exercício desse tipo, “a brincadeira com cones de plástico, que são comprados, junto com a linha, por costureiras e alfaiates, é uma atividade em que a criatividade e a improvisação se mostram fatores fundamentais para o trabalho de musicalização”.

Para executar esse exercício, distribua um cone de plástico para cada criança, e passe a orientá-las sobre o que fazer com os mesmos. Primeiro, peça para que batam o cone em pé sobre a mesa uma vez, prestando atenção no ruído produzido. Repita várias vezes, e peça para que cada aluno descreva o que ouviu. Depois peça para que o cone seja batido de cabeça para baixo, o que vai alterar completamente o som emitido. Novamente, pergunte o que a turma ouviu, ajudando na descrição. A seguir, peça que todos virem o cone de lado, e novamente batam sobre a mesa.

Depois disso, oriente as crianças a colocarem o cone no ouvido, como se fosse um fone, com a parte mais fina voltada para a orelha, e pergunte o que estão ouvindo. Ouça os comentários e incentive todos os alunos a falarem. Tente ajudá-los a perceber que o som foi amplificado.

O próximo passo é utilizar o cone como se fosse um microfone, com a parte mais fina virada para a boca. Peça para as crianças falarem ou emitirem ruídos com a boca, e espere as reações. Motive-os a relatar a experiência e faça seus próprios comentários.

http://www.youtube.com/watch?v=jg-bSr9LRSo

Marconi Vieira 14-02-2011 Educação Infantil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.