Canções de roda continuam sendo cantadas pelas gerações atuais

O uso de cantigas de roda é essencial para que a interação ocorra na musicalização infantil

Curso Musicalização Infantil - Canções de Roda

Depois de ter realizado brincadeiras com palmas e pés, com o corpo e, por fim, com instrumentos de percussão, é possível avançar um pouco mais com a turma. Pode-se trabalhar, também, a interação entre as crianças, partindo para atividades em que todos têm de colaborar para que o exercício dê certo e seja divertido. E, num primeiro instante, a melhor coisa para que essa interação ocorra na musicalização é o uso das cantigas de roda.

Apesar de todo o bombardeio da mídia em favor do da música pop, as canções de roda permanecem no tempo, o que é um fato curioso e interessante. É certo que estiveram bem mais presentes entre as crianças de gerações passadas, mas, por sua força como elemento lúdico, continuam sendo cantadas e passadas de pai para filho.

Essas brincadeiras são de grande importância na musicalização. Para desempenhá-las, da melhor maneira possível, a professora Maurícia Schitine, coordenadora técnica do curso Musicalização Infantil, desenvolvido pelo CPT - Centro e Produções Técnicas, dá uma dica fundamental, "além de exercitar as canções mais conhecidas, procure por outras, pesquisando em livros sobre o assunto ou ainda em CD’s infantis de qualidade".

Você também pode fazer uma pesquisa junto às pessoas mais idosas de sua família e da comunidade, para descobrir que canções de roda cantavam quando crianças. Vale a pena visitar pesquisadores da cultura brasileira, com os quais, eventualmente, você possa ter contato. Não ha dúvidas de que as canções de roda são uma das melhores formas de iniciar e desenvolver o processo de musicalização de seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=FQtTvoegQJI

Marconi Vieira 14-02-2011 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.