Professor, desperte-se para a prática musical em sala de aula

Atividades infantis relacionadas à música trabalham questões como coordenação motora e socialização

Curso Musicalização Infantil - Professor

Um aspecto de grande importância a ser discutido é o grau de conhecimento sobre música que o professor da educação infantil deve ter para iniciar um projeto de musicalização infantil com sua turma. Esse é um assunto difícil, considerando as dificuldades inerentes ao treinamento de um professor, especificamente, em música.

Primeiro, considere que musicalizar não é ensinar teoria musical, nem tocar instrumentos. Essa é uma tarefa do conservatório musical, da escola de música. Devemos considerar que, na verdade, musicalizar é despertar a sensibilidade para a música, especialmente para boas composições, desenvolvendo senso estético, de beleza e de bom gosto.

Além disso, as atividades musicais trabalham questões como socialização, aprendizado, desenvolvimento da coordenação motora, e muitos outros aspectos. Portanto, para trabalhar a musicalização com os alunos você necessita de acreditar no que faz e ter vontade de ensinar, não precisa estudar música no conservatório. Porém, é claro que um curso básico de teoria musical seria de grande ajuda para poder desempenhar o papel de professor com mais competência.

Mas, além de conhecer os elementos musicais, é importante que você conheça e aprecie boas músicas. Segundo a professora Maurícia Schitine, coordenadora técnica do curso de Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "vale a pena conhecer o trabalho dos grandes compositores da música popular brasileira e aprender a apreciá-lo. Com relação, especificamente, a musicalização infantil, conheça o trabalho de compositores e cantores de boa qualidade voltados para o público infantil".

http://www.youtube.com/watch?v=H7myINLWIBM

Marconi Vieira 14-02-2011 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.