Discussão em sala: uma das melhores estratégias de ensino

O professor precisa entender como diferentes estudantes aprendem de formas diferentes para ajudá-los a aprender mais e melhor

É importante destacar que o ensino depende muito da comunicação e, o mais importante, que a comunicação só se completa se a mensagem for compreendida pelo receptor. Ou seja, se a comunicação entre o professor e os alunos falha, não há aprendizado. Além disso, o respeito mútuo, a cooperação e a criatividade também dependem da comunicação. Não apenas a comunicação entre professor e aluno é importante, o professor também tem que trabalhar para melhorar a comunicação e o relacionamento entre os alunos. Isso é fundamental para o aprendizado, porque uma turma com relações harmoniosas, com alunos parceiros entre si, certamente, terá facilidade no caminho da busca pelo conhecimento.

A aula expositiva é definida, tradicionalmente, como uma preleção verbal utilizada por professores para transmitir informações aos alunos. O grande problema dessa visão é que, enquanto expõe o conteúdo, o professor está negligenciando a importância do interesse e da atenção do aluno, que nem sempre consegue captar a mensagem que está sendo transmitida.

O professor precisa entender melhor como diferentes estudantes aprendem de formas diferentes para ajudá-los a aprender mais e melhor. Em função disso, surge um questionamento: se o aprendizado ocorre em processos tão individualizados, fica muito difícil escolher uma estratégia de trabalho que atenda a todos os alunos, de forma coletiva. Em uma visão empirista do conhecimento, por exemplo, o professor simplesmente transmitiria o conhecimento de forma homogênea para todos. Como fazer isso levando em conta cada personalidade, em uma turma com 30 alunos?

Particularmente, no que se refere à aula expositiva na sua forma tradicional, em que o professor fala aos alunos o conteúdo, a compreensão desse processo tem grande importância. O professor lança seus conhecimentos para a sala de aula, levando os alunos à aprendizagem, em um processo que será culminado com a avaliação.

Com isso, a ação de ensinar é mais valorizada, vista como o componente mais importante do que a aprendizagem em si até que chegue o momento da avaliação, que verifica o quanto cada aluno aprendeu. Pela teoria construtivista, entretanto, esta é uma visão bastante equivocada.

Per Christian Braathen, coordenador do Curso Aula Expositiva, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que os "professores têm trabalhado muito para conseguir o que é ao mesmo tempo impraticável e cansativo, e, portanto, oneroso. Temos esperado deles que causem aprendizagem em estudantes quando, obviamente, aprendizagem tem que ser causada pelo estudante".

Por tudo isso, a discussão do conteúdo proposto, entre professor e alunos, tem sido recomendada como uma das melhores estratégias de ensino. Uma discussão bem sucedida pode ser agradável para alunos e professores, constituindo-se também em uma exercício de liberdade e autonomia.

A discussão em sala tem uma característica interessante: ao ser solicitado a intervir, refletindo e expondo sua visão sobre um dado conteúdo, o aluno é colocado bem próximo de situações reais que permitem um feedback imediato sobre as consequências de seus componentes, atitudes e decisões.

Equipe de Redação 08-05-2012 Metodologia de ensino
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