Educação para o trânsito

O tema trânsito ainda é pouco explorado no cotidiano pedagógico de várias escolas

A educação para o trânsito é sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como tema local, a ser trabalhado e incorporado nos currículos escolares, pois está vinculado a questões sociais, à construção da cidadania, envolvendo diferentes aspectos da convivência coletiva. Portanto, ele promove a interação de situações da vida real com os saberes escolares.

Apesar de todos os avanços, a grande dificuldade encontrada, por parte dos municípios, foi instituir programas que realmente desenvolvessem ações permanentes e sistemáticas.

As ações escolares voltadas para a educação no trânsito são intensificadas predominantemente na Semana Nacional de Trânsito, no mês de setembro, ou em decorrência de algum fato novo, como algum acidente ocorrido nas imediações da escola ou com grande impacto no estado, no país. Em geral, o tema trânsito ainda é pouco explorado no cotidiano pedagógico de várias escolas, no restante do ano letivo.

A partir dos Parâmetros Curriculares, as questões éticas e sociais começaram a ser discutidas nas salas de aula, permeando os diferentes componentes curriculares. Iniciou-se o processo de implantação de projetos de educação de trânsito junto às escolas, com o objetivo de inserir o tema trânsito, de forma transversal, no ensino fundamental. Outras iniciativas, da mesma natureza, surgiram, em alguns estados, através dos Detrans (Departamento Nacional de Trânsito).

A educação para o trânsito depende de ações continuadas e sistemáticas dos órgãos responsáveis, Gestores do Trânsito e da Educação, do país, pois o trânsito envolve o homem, sua relação com o meio em que vive e seus direitos.

Sendo a escola uma instituição educativa que visa a aprendizagem através de valores positivos para a formação integral do indivíduo, não se deve omitir a responsabilidade de educar seus alunos para a utilização do ambiente trânsito.

A educação para o trânsito, nessa proposição, cria possibilidades da construção de valores, numa perspectiva dialógica progressista, numa prática educativa - crítica, onde interagem professor-aluno-comunidade.

Professora Cidinha Pires e professor Juliel Modesto de Araujo, coordenadores do Curso Trânsito na Educação Infantil e Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressaltam que toda educação, incluindo a que se efetua no seio familiar e a que é proporcionada pelo meio social, tem como missão a socialização da criança e do adolescente. A educação para o trânsito é, em seu conjunto, uma tarefa de todos, posto que a criança está imersa numa família desde que nasce. O trânsito está presente a todo momento, na vida de todos, em todos os espaços, seja como pedestre, no próprio lar, na rua, no bairro, como condutor ou passageiro de veículos.

Equipe de Redação 27-01-2012 Metodologia de ensino

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