Ensino individual - Dúvidas dos professores

No Curso Metodologia de Ensino Individual, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, foram listadas preocupações comuns por parte do corpo docente sobre os métodos centrados nos estudantes. Confira algumas dessas preocupações:

Confira as dúvidas dos professores sobre a Metodologia de Ensino Individual e as soluções propostas

  O professor propõe o problema, estabelece limites de tempo, providencia a quantidade de orientação que deseja, faz perguntas, seleciona estudantes para responder

No Curso Metodologia de Ensino Individual, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, foram listadas preocupações comuns por parte do corpo docente sobre os métodos centrados nos estudantes. Confira algumas dessas preocupações:

"Se gasto tempo em sala de aula com aprendizagem ativa, nunca conseguirei cumprir o programa?".

Você não precisa gastar muito tempo de sua aula com trabalho em classe para obter um impacto significativo. Simplesmente, faça perguntas de vez em quando, e dê aos estudantes breves espaços de tempo para chegarem a solução e respostas, trabalhando, ou individualmente ou em pequenos grupos. Então recolha respostas de indivíduos escolhidos ao acaso ou de grupos. Um ou dois exercícios desse tipo, que levam um total de cinco a dez minutos, podem manter a classe relativamente atenta por uma aula inteira.

"Se não dou aula expositiva, perderei o controle sobre a classe?".

Esta é uma maneira de ver a coisa. Outra maneira é observar que várias vezes durante a aula seus alunos ficarão intensamente envolvidos em trabalhar ou discutir a respeito do tema que você está tentando fazê-lo aprender. Talvez leve alguns segundos para trazer a atenção de volta para você. Existe, problemas piores!

O fato é que passar a bola para os estudantes por alguns períodos de tempo não significa perda de controle, mas que você, às vezes, possa assim sentir e assim parecer a outras pessoas. Você propõe o problema, estabelece limites de tempo, providencia a quantidade de orientação que deseja, faz perguntas, seleciona estudantes para responder, dá retorno positivo e limita a discussão. Não existem dúvidas sobre quem está no comando.

"Eu tento fazer meus estudantes ficarem responsáveis por lerem a matéria não coberta em sala de aula. A maioria ou nem vê o material ou parece não conseguir entendê-lo e, seja como for, me culpam por não dizer-lhes o que precisam saber".

Em nossa experiência, a única maneira confiável de compelir a maioria dos estudantes a lerem qualquer material solicitado é pôr na prova. Alguns professores usam testes curtos no início de cada aula, outros preferem incluir questões relativas a essa leitura nas provas regulares. A perfomance dos estudantes nesses testes pode ser menor do que especular - especialmente no início - se a matéria não foi explicitamente coberta em sala de aula.

"Alguns dos meus estudantes simplesmente não parecem entender o que estudou pedindo que façam. Tentam sempre achar "resposta correta" para problemas abertos, e os problemas que elaboram são consistentemente triviais".

Um dos aspectos essenciais a qualquer problema de desenvolvimento de habilidades é a prática e o feedback. A maioria dos estudantes nunca foi acostumada a resolver problemas abertos, pensar criticamente ou formular problemas, de modo que provavelmente eles não se sairão muito bem. Recolha os seus resultados e faça comentários construtivos. Além disso, copie várias resoluções e distribua-as sem atribuições, reveja algumas em sala de aula para ilustrar o que você está querendo e sugira modos de fazer bons resultados ficarem ainda melhores.

Equipe de Redação 29-04-2013 Metodologia de ensino
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