Sexualidade: como deve ser a postura do professor

Para tratar o tema transversal sexualidade, o professor deve conduzir os alunos a uma reflexão que os leve à autonomia para que eles possam determinar sozinhos quais são os seus valores. O objetivo é que eles saibam tomar decisões e ampliar seu universo de conhecimentos de uma forma positiva.

O professor deve sempre se portar como aliado dos alunos, tratando-os de forma igualitária

  O professor tem o papel de facilitador da aprendizagem e integra-se no grupo da sala de aula como uma ferramenta importante na busca da aquisição de aprendizagem significativa

Para tratar o tema transversal sexualidade, o professor deve conduzir os alunos a uma reflexão que os leve à autonomia para que eles possam determinar sozinhos quais são os seus valores. O objetivo é que eles saibam tomar decisões e ampliar seu universo de conhecimentos de uma forma positiva.

O professor tem o papel de facilitador da aprendizagem e integra-se no grupo da sala de aula como uma ferramenta importante na busca da aquisição de aprendizagem significativa. O professor deve sempre se portar como aliado dos alunos tratando-os de forma igualitária, tendo uma relação dialógica onde ambos podem expor suas opiniões e agir de acordo com o seu jeito de ser.

A criação de um ambiente propício ao aprendizado é muito importante. Esse ambiente pode ser facilitador ou dificultador dependendo de suas estruturas. Se for um local onde os alunos podem expor seus interesses, pensamentos e descobertas, com certeza, trará segurança e liberdade de expressão para eles. Mas, se o aluno se sentir reprimido, consequentemente, ele desenvolverá dificuldades de aprendizagem.

Segundo Maria Cortes, coordenadora do Curso Orientação Sexual - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dois elementos básicos devem ser buscados pelos professores:

  • ele deve evitar colocar seus próprios valores, crenças e opiniões como princípios ou verdades absolutas.
  • deve ouvir e aceitar as expressões próprias da sexualidade de seus alunos, que podem não ser as mesmas nas quais acredita, mas que devem ser respeitadas.

Você, professor, que trata desse tema transversal em sua sala de aula, fique por dentro de algumas atitudes e estratégias expostas no Curso Orientação Sexual - Tema Transversal - Fundamental I, para alcançar a confiança de seus alunos:

  • assuma a responsabilidade pelo processo de ensino-aprendizagem;
  • crie um clima de trabalho positivo em sala de aula;
  • selecione conteúdos adequados e relevantes;
  • busque sempre qualidade didática em suas aulas;
  • atue de forma moderadora na gestão das turmas.

Equipe de Redação 17-09-2012 Metodologia de ensino

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