Orientações sobre cultivo de gerânio

O gerânio ou gerânio-pendente é uma bela flor, que ornamenta jardins, vasos e parapeitos

Orientações sobre cultivo de gerânio

O gerânio, gerânio-hera, gerânio-pendente, pelargônio ou pelargônio-pendente ornamenta jardins, vasos e parapeitos. Classificada como perene e herbácea, a planta cresce de forma pendente e pouco ramificada. Nas floriculturas, é possível encontrar gerânios de várias cores, desde vermelhos a roxos intensos. Já quem pretende cultivar gerânio deve atentar para alguns cuidados essenciais, como veremos a seguir.

Ambiente


O cultivo de gerânio pode ser realizado em áreas com luz solar direta ou parcial. Entretanto, ele se desenvolve melhor quando recebe diariamente 5 horas de luz solar (ou mais). Quanto ao solo ideal para gerânios, ele deve apresentar boa drenagem, boa fertilidade e boa carga de matéria orgânica. Cuidado para não deixar o solo muito úmido!

Época de plantio


O plantio de gerânio deve ser realizado preferencialmente na primavera. De acordo com a variedade de gerânio, o florescimento ocorre na metade ou no fim do verão, ou ainda no outono. Em alguns casos, as flores aparecem na primavera. A única estação do ano em que o gerânio não floresce é no inverno.

Preparo do solo


Antes de plantar gerânio, o solo deve ser adequadamente preparado. Para isso, deve ser feita a aração para deixar o solo solto a 30 cm de profundidade (ou mais). Após o preparo mecânico, deve ser adicionado ao solo 10 cm de composto orgânico de qualidade para garantir à planta os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento vigoroso.

Espaçamento e coveamento


Conforme a variedade de gerânio, os espaçamentos podem variar de 15 cm a 1 metro de distância entre plantas. Quanto maior a espécie da planta, maior o espaçamento para que os gerânios se desenvolvam adequadamente, sem comprometerem o crescimento uns dos outros. As covas podem apresentar 30 cm de diâmetro, onde devem ser plantados os gerânios de forma que as raízes se mantenham niveladas com a superfície do solo.

Regas


As regas do gerânio devem apenas manter o solo úmido, nunca encharcado. Para isso, basta inserir o dedo ou um palito no solo para verificar o teor de umidade. Se estiver baixo, a planta deve ser regada, mas moderadamente.

Adubação


Além da adubação orgânica do gerânio, a planta também deve receber adubo NPK, preferencialmente líquido, nas proporções 15-30-15 ou 20-20-20. Para saber a frequência da fertilização, basta consultar as orientações do fabricante. Em hipótese alguma, as folhas da planta devem receber o produto.

Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:

Como Produzir Crisântemos

Como Produzir Rosas

Como Produzir Violetas

Fonte: pt.wikihow.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 23-02-2022 Floricultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.