3 formas de plantio de maracujá em vasos

O plantio de maracujá em vasos pode ser realizado por sementes, mudas ou estacas

3 formas de plantio de maracujá em vasos

“A boa produção do maracujá se dá quando as condições ambientais são adequadas a seu desenvolvimento, seu florescimento e sua frutificação. Todos estão relacionados à temperatura, ao índice pluviométrico anual (chuvas), à umidade relativa do ar, à luminosidade e à ocorrência (ou não) de geadas e ventos fortes”, afirma Waldir Vicente dos Santos, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Produção de Maracujá.

O plantio de maracujá em vasos pode ser realizado por sementes, mudas ou estacas. Vasos com capacidade de 50 litros (com furos para drenagem da água) são os mais recomendados. Basta preenchê-los com areia, terra, adubo orgânico e substrato de qualidade.

Por sementes


Use sementes de maracujá frescas, pois a germinação ocorre de forma mais rápida. Para isso, selecione um maracujá maduro para a remoção das sementes. Em seguida, elas devem ser lavadas em água corrente antes de serem secas naturalmente, o que leva poucos dias. São necessárias cerca de 7 sementes para um vaso de 50 litros. Elas devem ser colocadas em sulcos feitos na terra e depois cobertas com substrato.

Após plantar as sementes de maracujá, é preciso borrifá-las com água. Toda vez que o solo ficar seco, o processo deve ser repetido. Normalmente, a germinação começa 15 dias após o plantio. Quando a muda de maracujá atingir 20 centímetros, ela pode ser transplantada em um canteiro ou permanecer no vaso.

Por mudas


Uma recomendação importante é posicionar o vaso em uma área que receba luz solar por várias horas do dia. Além disso, o maracujá deve ser protegido de ventos fortes e quedas bruscas de temperatura, principalmente geadas. A muda de maracujá deve ser plantada em uma cova com boa profundidade. Vale lembrar que o vaso deve ser grande para permitir o bom desenvolvimento das raízes do maracujazeiro.

Quando alcançar o tamanho ideal, a muda pode ser transplantada (ou não) para um canteiro feito no jardim. No processo, é importante retirar a muda do vaso, com muito cuidado, para não causar danos às raízes da planta.

Por estacas


Para fazer a estaquia, devem ser retirados gomos da planta-mãe, mais precisamente os que se localizam na parte mais jovem da planta. As estacas devem ser plantadas no vaso e fixadas com um tutor para uma melhor condução do maracujazeiro. Sete dias (ou mais) após o plantio, a estaca enraizada passa a se desenvolver com mais vigor. Se preferir, quando a planta alcançar tamanho adequado, ela pode ser transplantada em um canteiro no quintal.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Maracujá

Produção de Abacaxi

Produção de Mudas Frutíferas

Fonte: Agricultura e Mar

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 11-03-2021 Fruticultura
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.