Como cultivar caju para vender polpa e castanha?

Enquanto o início de produção do cajueiro comum ocorre do 3º ao 5º ano, para o cajueiro-anão precoce começa de 10 a 18 meses após o plantio

Como cultivar caju para vender polpa e castanha?

O brasileiríssimo caju (Anacardium occidentale) é um fruto encontrado em especial no Nordeste, graças às condições climáticas favoráveis à planta. Mas os maiores produtores de castanha de caju são os cearenses. Frutífera perene e com crescimento contínuo, o cajueiro pode alcançar até 20 metros de altura. Além da castanha, o falso fruto, que apresenta cor amarela, vermelha ou mesclada, é consumido in natura, como suco (polpa) ou doce.

Cultivares


As principais cultivares de caju produzidas no Brasil são a comum, que pode apresentar as cores amarela, vermelha ou mesclada. Além da cultivar de cajueiro-anão precoce.

Clima e solo


Frutífera tropical, o cajueiro se desenvolve melhor em regiões com temperaturas de 27°C (média). Já em regiões com temperaturas baixas e ocorrência de geadas, o cajueiro apresenta problemas na floração e na frutificação.

Além disso, a planta prefere regiões com índices pluviométricos de 800 mm a 1.500 mm, com chuvas distribuídas de 5 a 7 meses por ano. Vale lembrar que o cajueiro precisa de uma estação seca para o florescimento. Quanto ao solo, o ideal deve ser profundo, leve e com boa drenagem.

Plantio, covas e espaçamento


O plantio de caju ocorre por semeadura direta no início das chuvas. Após 60 a 90 dias, deve ser realizado o desbaste das mudas, para que permaneçam apenas as mais vigorosas e sadias. Para obter maior uniformidade dos cajueiros, podem ser plantadas mudas enxertadas.

Os espaçamentos recomendados devem respeitar as distâncias de 7 m x 7m (cajueiro-anão) e 10 m x 8m (cajueiro comum). As covas devem ser preparadas com adubo, 30 dias antes do plantio, e devem apresentar as dimensões de 40 cm x 40 cm x 40cm.

Adubação


Na adubação de plantio do cajueiro, devem ser aplicados 20 litros de esterco de curral curtido; 80 gramas de P2O5 e 30 gramas de K2O. Já na adubação de cobertura, que ocorre após 30 a 60 dias do plantio, devem ser aplicados 20 gramas de nitrogênio por planta.

Quanto à adubação de frutificação, que ocorre nos 2º, 3º e 4º anos, devem ser aplicados 50, 60 e 100 gramas de nitrogênio; 70, 60 e 90 gramas de P2O5; 90, 120 e 150 gramas de K2O, por planta, respectivamente. Do 5º ano em diante, devem ser aplicados 120 gramas de nitrogênio; 90 gramas de P2O5; 150 gramas de K2O por planta.

Colheita e produção


A colheita de caju ocorre, manualmente, de dezembro a maio. O cajueiro comum produz 900 kg de castanha (por hectare) e 9 toneladas de frutos (por hectare). Já o cajueiro-anão produz 1.300 kg de castanha (por hectare) e 13 toneladas de frutos (por hectare). Enquanto o início de produção do cajueiro comum ocorre do 3º ao 5º ano, para o cajueiro-anão precoce começa de 10 a 18 meses após o plantio.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mudas Frutíferas

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 27-07-2021 Fruticultura
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.