Cultivo de mexerica: da propagação à colheita

Quando o cultivo de mexerica (Citrus reticulata ) ocorre em regiões com baixas temperaturas, a fruta se torna mais ácida

Cultivo de mexerica: da propagação à colheita

A mexerica (Citrus reticulata ) é um dos citros cujo cultivo é milenar, praticado pelos chineses. A tangerina, como também é chamada, saiu da China rumo à Europa e, com o passar dos séculos, chegou a outros países, inclusive o Brasil. A fruta apresenta tamanho médio a grande, casca com cores laranja a vermelha, e polpa com nove a 13 gomos. Quando o cultivo de mexerica ocorre em regiões com baixas temperaturas, a fruta se torna mais ácida.

Clima e solo


A mexerica se desenvolve melhor em regiões com temperatura entre 23°C e 32°C e umidade relativa do ar elevada. Já em regiões com temperaturas muito baixas (menores que 13°C) ou muito altas (maiores que 40 °C) a produção de energia pela frutífera é comprometida. Quanto ao solo para plantar mexerica, ele deve ser permeável, profundo, fértil, além de apresentar baixa acidez (pH entre 5 e 6).

Propagação


A propagação da mexerica ocorre por enxertia, com a retirada da gema ou borbulha do ramo do clone. O movimento para a inserção no porta-enxerto (corte com formato de “T” invertido) deve ser no sentido de baixo para cima. Em seguida, deve ser amarrada uma fita de plástico para proteger contra o ressecamento, estimular a produção celular e permitir que o enxerto e o porta-enxerto se unam perfeitamente.

Espaçamento, calagem e adubação


O pomar deve apresentar uma área favorável ao desenvolvimento das mexeriqueiras para não comprometer a sua produtividade. As covas de plantio devem apresentar largura e profundidade de 50 centímetros. Quanto ao espaçamento, os mais recomendados são o de 7 metros (entre linhas) e 3,5 metros (entre plantas). Já a calagem e adubação do solo devem ser realizadas de acordo com os resultados da análise do solo.

Colheita e produtividade


O início da colheita depende da variedade de mexeriqueira escolhida para o plantio. Enquanto a variedade ponkan é colhida na metade do ano, a variedade tangor murcott é colhida em outubro. Quanto à variedade tangerina-cravo, ela é colhida, entre março e abril. Fora a variedade mexerica-do-rio, que é colhida entre abril e maio.

A primeira produção ocorre normalmente dois anos após o plantio. Após esse período, a mexeriqueira produz mais até chegar a 10 anos. Embora ainda produtiva, a produção de mexericas decresce até alcançar 20 anos. Em geral, cada frutífera produz 250 quilos de mexericas (ou mais), com safra anual de até quatro meses.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Cultivo Orgânico de Citros

Como Tornar seu Sítio Lucrativo

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 05-03-2021 Fruticultura
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.