Damasco faz bem para a saúde? Quais os seus benefícios?

Rico em vitaminas A, B e E, além dos minerais ferro e potássio, o damasco proporciona diversos benefícios para a saúde humana

Damasco faz bem para a saúde? Quais os seus benefícios?

O damasco (Prunus armeniaca) lembra pêssego, mas seu sabor é mais ácido e sua polpa, menos suculenta. Rico em vitaminas A, B, C e E, além ser uma boa fonte de sais minerais, como ferro, fósforo, cálcio, cobre, silício e potássio, o fruto damasco proporciona diversos benefícios para a saúde humana, sendo excelente para prevenir a anemia, ajudar no emagrecimento, além de contribuir com a saúde dos olhos, do coração e do intestino.

Anemia


O ferro contido no damasco auxilia no combate à anemia. Já o cobre presente no fruto ajuda o organismo a absorver ferro.

Emagrecimento


Como o damasco apresenta baixas calorias (48 calorias para cada 100 gramas), ele contribui com o emagrecimento, sendo indicado para dietas mais rigorosas.

Olhos


A vitamina A e os carotenoides presentes no damasco contribuem com a boa saúde dos olhos. Ao consumir três ou mais porções de damascos por dia, o indivíduo previne doenças oculares comuns ao envelhecimento, como degeneração macular e catarata.

Coração


O betacaroteno encontrado no damasco previne doenças cardiovasculares. Além de não permitir a oxidação do colesterol LDL (colesterol ruim), o fruto contribui significativamente com a desintoxicação do sangue.

Constipação


A pectina e a celulose presentes no damasco auxiliam no tratamento da constipação intestinal. As fibras encontradas no fruto contribuem com a boa saúde do cólon e previne a obstipação intestinal, que pode levar ao câncer de cólon. Além disso, as fibras presentes na celulose facilitam a digestão e regulam o metabolismo.

Câncer


As sementes de damasco combatem o câncer, pois elas apresentam antioxidantes, que impedem a ação maligna dos radicais livres, responsáveis por causar danos celulares. O composto B17, além das vitaminas A e C, fortalecem o sistema imunológico, o que previne uma série de infecções causadas por vírus e bactérias.

Gravidez


Mulheres grávidas que consomem damasco são mais saudáveis e garantem a boa saúde do feto. Afinal, o fruto é constituído de vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E, além dos minerais ferro, fósforo, cálcio, cobre, silício e potássio. Quando consumido seco, o damasco apresenta alta quantidade de ferro, o que previne a anemia na gravidez.

Conheça os Cursos CPT da Área Frutíferas:

Produção de Pêssego

Produção de Morango

Produção de Quivi (Kiwi)

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 10-12-2021 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.