Dicas para plantar limão em vaso

As sementes de limão devem ser plantadas no vaso cerca de 1,5 cm abaixo da superfície da terra

Dicas para plantar limão em vaso

“A lima ácida Tahiti, também conhecida como limão Taiti, é uma das espécies de citros de maior precocidade. A partir do terceiro ano do plantio, o limoeiro apresenta uma produção bastante significativa”, afirma Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Produção de Limão Taiti em Livro+DVD e Online. Além de ser cultivado com fins comerciais, é possível plantar limão em casa, apenas com sementes.

Com algumas técnicas, é possível plantar o limoeiro em um vaso. Até mesmo leigos em fruticultura conseguem realizar o procedimento, que é simples, fácil e prático. Após algum tempo, é possível colher limões orgânicos, livres de agrotóxico, diferentemente dos limões comprados no mercado. Além do limão, outras frutas podem ser cultivadas em vasos. São elas: acerola, jabuticaba, amora, pitanga, maracujá, uva e romã.

Dicas de plantio


O vaso deve apresentar capacidade para cerca de 100 quilogramas de terra. A temperatura ideal deve permanecer na faixa de 23° a 32°C. Para se desenvolver bem, o limoeiro requer, no mínimo, seis horas de luz direta por dia. Portanto, o local deve receber boa incidência solar. Embora a planta se adapte bem em regiões com clima seco, ela prefere locais com umidade do ar alta, o que favorece o desenvolvimento de limões mais suculentos.

No espaço onde será colocado o vaso, é importante deixar livre uma área de dois metros para a expansão dos galhos do limoeiro. A terra arenosa é a mais recomendada, mesmo porque a planta requer boa drenagem, para que suas raízes possam crescer com mais facilidade.

Quanto à melhor variedade de limão para o plantio, a lima ácida Tahiti é uma das melhores. Mas outras variedades também apresentam bons resultados, como limão galego, limão cravo e limão siciliano.

Etapas do plantio


->Após a escolha da variedade (preferencialmente orgânica), retire as sementes do limão e as umedeça até o plantio;

->No fundo do vaso, disponha um pano. Por cima, coloque brita para facilitar a drenagem. Em seguida, junte três centímetros de areia grossa e, por fim, adicione uma camada de terra com matéria orgânica misturada com areia;

->As sementes de limão devem ser plantadas cerca de 1,5 cm abaixo da superfície da terra. Depois do plantio, regue com um borrifador. Mas cuidado para não encharcar;

->Em seguida, o vaso deve ser coberto com plástico com furinhos, para manter a terra úmida e aquecida. Após três semanas aproximadamente, surgirá o broto. Este é o momento de retirar o plástico;

->Use adubo orgânico e farinha de ossos para nutrir a planta. O procedimento deve ser feito todos os meses até que o limoeiro se desenvolva bem.

->Para manter a forma ornamental do limoeiro, é preciso podar a planta regularmente. Lembre-se de eliminar quaisquer indícios de insetos, além de retirar folhas e ramos com fungos.

->Após seis a nove meses, os primeiros limões poderão ser colhidos.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Pragas do limão taiti".

Fonte: melhorcomsaude.com.br

Andréa Oliveira 25-10-2018 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.