Minitutorial fácil para plantar graviola

Frutífera de clima tropical e subtropical, a gravioleira se desenvolve bem em regiões com temperaturas de 21°C a 30°C

Minitutorial fácil para plantar graviola

Os portugueses trouxeram a graviola (Annona muricata) ao Brasil no período da colonização. Hoje, algumas variedades podem pesar até dez quilos, como é o caso da gravioleira Morada. Os frutos desta variedade apresentam polpa (branca e ligeiramente ácida) com rendimento de 40 quilos anuais. Além do consumo in natura, a graviola é matéria-prima para fabricação de sorvetes, sucos, geleias e doces.

Temperatura


O Nordeste é a principal região produtora de graviola, devido ao clima quente, com temperaturas que variam de 21°C a 30°C. Frutífera de clima tropical e subtropical, a gravioleira não se desenvolve bem em climas frios, com temperaturas excessivamente baixas, nem em regiões onde ocorrem geadas ou mudanças bruscas de temperatura.

Propagação


A propagação de graviola ocorre, por meio de mudas, originadas de enxertia e produzidas por viveiristas credenciados. Para acelerar o pegamento das mudas, o plantio deve ser realizado preferencialmente na estação das águas. Entretanto, em pomares com sistema de irrigação, o procedimento pode ser realizado até mesmo em períodos sem chuva.

Solos


Como apresenta bom enraizamento, a gravioleira se desenvolve em solos com estruturas variadas. Entretanto, os solos ideais para plantio de graviola são os profundos, com boa drenagem e textura leve. Quando em solos com alta carga de matéria orgânica, a frutífera se torna ainda mais produtiva.

Dimensões da cova e espaçamentos


As dimensões das cova deve ser de 60 x 60 x 60 centímetros, com incorporação de adubo um mês antes do plantio das mudas. Os espaçamentos utilizados variam de 4 x 4 metros a 8 x 8 metros, de acordo com a topografia do terreno, a tecnologia implantada, o clima e o solo, além de outros fatores.

Pragas e doenças


A broca-da-semente, a broca-do-fruto e a broca-do-tronco são as principais pragas, que atacam as gravioleiras nos pomares. Outra inimiga do cultivo de graviola é uma doença causada por fungo, conhecida como antracnose. Em todos os casos, a orientação de um engenheiro agrônomo é de vital importância para prescrição do tratamento adequado.

Colheita e produção


Seis meses após a floração, as graviolas já podem ser colhidas. Os frutos iniciais devem ser descartados para tornar a gravioleira ainda mais vigorosa. Geralmente, a colheita de graviola é manual quando os frutos estiverem com cor verde-clara e as saliências da casca quebrarem com facilidade. Se colhidas sem a maturação adequada (frutos verde-escuros), as graviolas são amargas.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mudas Frutíferas

Produção de Cupuaçu

Fonte: Globo Rural - revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 05-06-2020 Fruticultura
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.