Morangos semi-hidropônicos são mais produtivos

Morangos semi-hidropônicos são mais produtivos. Por semana, são colhidos 500 quilos de morangos das variedades Albion e San Andreas.

Os morangos semi-hidropônicos são mais produtivos e produzem o ano todo

Morangos semi-hidropônicos são mais produtivos

"Embora muitos atribuam à cultura de morangos grande dificuldade de manejo, principalmente no controle de pragas e doenças, a tecnologia tem provado o contrário. É possível produzir morangos sem agrotóxicos e aumentar a produtividade. Basta usar o sistema semi-hidropônico, associado a técnicas inovadoras", afirmam Afonso Peche Filho e José Dahir Porto De Luca, professores do Curso a Distância CPT Produção de Morango Orgânico em Livro+DVD e Online.

Existem estruturas, que permitem o cultivo de morangos fora do solo, como o sistema semi-hidropônico adotado por Roberto Ferrari, produtor de morangos de Itatiba (SP). Segundo ele, há uma série de vantagens em produzir morangos por meio desse método de cultivo, dentre elas, os morangueiros produzem o ano todo e a produtividade das plantas é bem maior quando comparada ao plantio convencional de morangos.

Antes da produção de morangos semi-hidropônicos, Ferrari usava slabs, semelhantes a sacolas com substrato, onde são feitos furos para que as mudas de morangos sejam plantadas. Posteriormente, o produtor montou uma espécie de coxo, estrutura de madeira envolta em plástico com substrato. Dessa forma, tornou-se possível produzir morangos, durante todo o ano, com excelentes resultados.

O investimento no sistema semi-hidropônico de produção de morangos chegou a R$ 35 mil. Eles foram necessários para a construção de cinco estufas, sistema de irrigação, entre outros. Na propriedade de Ferrari, os morangueiros são irrigados por gotejamento, o que também ajuda na economia de água. O produtor cultiva cerca de 25 mil pés de morango e a colheita ocorre o ano todo. Por semana, são colhidos 500 quilos de morangos das variedades Albion e San Andreas.

Para produzir morangos de qualidade, Ferrari usa como adubo palha de arroz carbonizado, fibra de coco e espuma fenólica para absorver melhor a água. Outra vantagem do cultivo de morangos semi-hidropônicos é a redução do uso de defensivos. Como o plantio é realizado fora do solo, 90% das pragas são facilmente eliminadas. Parte do sucesso da plantação de morangos é atribuída à orientação de um técnico agrícola, que visita regularmente a propriedade.

Segundo o técnico, o agricultor que pretende investir no sistema de produção de morangos semi-hidropônicos deve seguir as seguintes recomendações: Primeiramente, deve avaliar se há boa demanda na região (realizar uma boa pesquisa de mercado). Da mesma forma, é indispensável contar sempre com os insumos necessários para a produção. Além disso, é preciso avaliar a viabilidade de se implantar o sistema de irrigação por gotejamento na propriedade.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agricultura Orgânica.

Leia o artigo "Produção de morangos no método soilless".

Fonte: canalrural.uol.com.br

Andréa Oliveira 21-09-2018 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.