O desbaste no bananal

Essa técnica deve ser realiza a cada ciclo de produção do bananal.

O desbaste no bananal   Artigo CPT


A técnica do desbaste é necessária para que o bananal continue sendo produtivo e favorável na sua fazenda
, os membros da FRUPEX — Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, nos ensinam no Curso CPT de Produção de Banana — Do Plantio à Pós — Colheita como aplicar essa técnica da melhor forma, para se ter uma boa produção e de qualidade.


Essa prática tem como objetivo criar condições favoráveis ao maior e mais rápido desenvolvimento dos rebentos (filho e neto) deixados juntos à planta-mãe, os quais serão responsáveis pelas duas próximas safras. Portanto, com este número de plantas por touceira, será possível se obter maior produtividade com qualidade dos frutos.


O desbaste deverá ser iniciado a partir dos 45 a 60 dias após o plantio, que é quando os primeiros brotos que já surgiram e encontram-se com 20 cm a 30 cm de altura.
Deve-se selecionar, preferencialmente, aqueles brotos mais profundos, vigorosos e se encontram separados da planta-mãe por uma distância de 15 a 20 cm.


O desbaste deverá ser realizado periodicamente, visando manter mãe e filho, até o lançamento da inflorescência pela planta-mãe; nessa fase, escolhe-se um novo broto junto ao filho que será o ''neto''. O número de desbastes varia de 3 a 5 por ano, mas, de modo geral, recomenda-se que o bananal seja desbastado aos 4, 6 e 10 meses de plantio, na fase de formação do cultivo.


Conforme mostrado no filme, para se fazer o desbaste, primeiro corta-se, com terçado ou facão, a parte aérea do filho ou neto bem rente ao solo. Em seguida, deve-se eliminar, totalmente, a gema apical de crescimento, utilizando uma ferramenta denominada Lurdinha (vazador), para evitar a possibilidade de rebrota.


Além disso, pode-se conduzir o desbaste, de tal maneira que se possa ter controle da época de produção, permitindo programar a realização da colheita dos cachos para a época de melhores preços de mercado, ocorrendo normalmente no final do ano. Além disso, a desfolha pode ser utilizada para recuperar um bananal que tenha sido atingido por geada, inundação, granizo, vento, que tenha comprometido as plantas mais velhas e a produção pendente.


Assim, o desbaste deverá ser realizado, objetivando alcançar os seguintes objetivos:
♦ Manter o número de plantas por hectare, de modo que não afete a qualidade dos frutos;
♦ Manter o padrão e o tamanho do cacho;
♦ Incrementar os ciclos produtivos;
♦ Manter o alinhamento do bananal por alguns anos;
♦ Garantir um equilíbrio entre a vegetação e o meio ambiente;
♦ Regular a produção;
♦ Regular o momento da colheita;
♦ Prolongar a vida útil do bananal;
♦ Facilitar o uso de máquinas e equipamentos; e
♦ Aumentar os rendimentos.


Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 29-04-2022 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.