Pragas do limão taiti

Se você é um produtor de limão taiti, saiba que devem ser feitas inspeções constantes no pomar com o objetivo de identificar alguns problemas. As pragas e doenças que atacam o limão taiti sempre trazem prejuízos ao produtor. Sendo assim, conheça as principais pragas que podem se desenvolver em sua

Mosca-branca, pulgão-preto e ácaro-da-ferrugem são algumas das pragas que podem atacar a sua plantação. Confira como pode ser feito o controle dessas doenças

O pulgão preto provoca atrofiamento, distorção das folhas e, algumas vezes, queda das folhas e dos botões.

Se você é um produtor de limão taiti, saiba que devem ser feitas inspeções constantes no pomar com o objetivo de identificar alguns problemas. As pragas e doenças que atacam o limão taiti sempre trazem prejuízos ao produtor. Sendo assim, conheça as principais pragas que podem se desenvolver em sua plantação:

Mosca-branca

A mosca-branca é uma praga de hábito sugador. Na fase larval, causa danos ao se alimentar das folhas jovens, reduzindo o vigor das plantas. Excreta uma substância adocicada, viscosa, que favorece o aparecimento da fumagina, dificulta a limpeza dos frutos nas casas de beneficiamento e facilita o ataque de outras pragas.

No Estado da Bahia, as moscas brancas, em geral, estão presentes todo o ano, sendo que o pico populacional ocorre nos meses de novembro a fevereiro. Alguns inimigos naturais ajudam a controlar a mosca branca, mas nem sempre são suficientes para evitar surtos periódicos, exigindo o controle químico. Nas ocasiões em que se torna necessário esse controle, recomenda-se pulverizar as plantas, atingindo a face inferior das folhas, com óleo mineral.

Pulgão-preto

É um inseto sugador, constituído por formas ápteras e aladas. O adulto possui coloração preta e as formas jovens são de cor marrom.

O pulgão ocorre mais frequentemente na primavera e no verão, em brotações novas e botões florais. As chuvas contribuem para diminuir ou mesmo extinguir os surtos populacionais. É particularmente prejudicial nos períodos de florescimento e nos viveiros. Ao se alimentar, provoca atrofiamento, distorção das folhas e, algumas vezes, queda das folhas e dos botões.

O pulgão preto excreta uma substância adocicada, que atrai formigas e constitui meio de cultura para a fumagina. O controle químico só é justificado em casos de infestações muito elevadas, particularmente em viveiros.

Ácaro-da-ferrugem

O ácaro-da-ferrugem infesta folhas, ramos e frutos. O seu ataque causa danos às células epidérmicas que adquirem coloração prateada e aspecto áspero.

Os frutos atacados pelos ácaros apresentam, em geral, tamanho, peso e porcentagem de suco reduzidos. Como consequência do ataque, as folhas desenvolvem um sintoma denominado mancha de graxa, ocasionada pelo fungo Mycosphaerela sp; que se instala nas áreas danificadas. Em caso de infestação severa, verifica-se queda acentuada de folhas.

Conheça outras pragas que podem se desenvolver em sua plantação, adquirindo o Curso Produção de Limão Taiti, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 11-03-2013 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Alice Battistin

18-11-2018

Tenho um pé de limão tahiti sempre foi muito viçoso e deu limões lindos e limpos. A floração deste ano foi muito intensa. Teve bastante queda de flores e frutos recém-formados. Mas agora ainda está bem carregada de frutos e fazem uns 8 dias que notei um galho com as folhas bem murchas como se faltasse água, mas não é falta de água porque controlo e rego quando necessário. O que poderia ser ? Procurei em literatura mas nada do que é citado corresponde a minha planta. Vocês teriam algumas dicas para poder solucionar o problema ? Agradeço atenção e agrardo resposta. Muito obrigada. Alice Battistin

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

19-11-2018

Olá Alice,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos que consulte um técnico da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto