Rápido tutorial para cultivar caqui

Além da grande demanda nacional, o caqui é exportado para outros países com ótimas perspectivas de negócio

Rápido tutorial para cultivar caqui

O caquizeiro, com nome científico Diospyros Kaki, é uma frutífera asiática rústica, que apresenta boa produtividade em diversas regiões, pois se adapta a condições climáticas variadas. No Brasil, a época de plantio de caqui ocorre em junho e julho, com produção destinada, principalmente, ao consumo in natura. Além da boa demanda nacional, o caqui é exportado para outros países com ótimas perspectivas de negócio.

Principais cultivares


As principais cultivares de caqui são Coral, Fuyu, Fuyuhana, Fuyutian, Giombô, Jirô, Kaoru, Pomelo, Rama Forte, Regina, Rubi e Taubaté. Cabe ao fruticultor escolher a que melhor se adequa à sua região.

Plantio das mudas e espaçamento


Para plantar as mudas de caqui, as raízes devem ser nuas. As mudas devem ser formadas de enxertos de plantas de caquizeiro comum. Recomenda-se o uso de porta-enxerto de caquizeiro norte-americano (Diospyros virginiana) quando o solo apresentar baixa fertilidade e alta umidade. Geralmente, o espaçamento é de 7 m x 5 m, mas pode mudar para 6 m x 4 m se o caquizeiro for não-taninoso.

Adubação (plantio, formação e produção)


Na adubação de plantio, um mês antes de plantar caqui, as covas devem ser preparadas com 60 gramas de K2O, 160 gramas de P2O5, 1 quilo de calcário magnesiano e 10 quilos de esterco de curral curtido. Já na adubação de formação, devem ser considerados a idade da frutífera (por ano) e os resultados da análise ddo solo. Nesse caso, devem ser aplicados K2O, P2O5 e N (60 gramas/planta).

Nos caquizeiros adultos, a adubação de produção ocorre a partir do 8º ano após análise do solo. Nesse caso, devem ser aplicados, anualmente, 140 quilos de K2O (por hectare), 120 quilos de P2O5 (por hectare), 200 quilos de N (por hectare) e 10 toneladas de esterco de curral curtido (por hectare). No pós-colheita, também devem ser aplicados fósforo e potássio segundo orientações do engenheiro agrônomo.

Demais cuidados com a cultura


Um dos cuidados com a cultura de caqui diz respeito à irrigação, que deve ser realizada na estiagem. Outra recomendação importante é distribuir cobertura morta sob o solo onde estão plantadas as frutíferas. Além disso, são necessários desbaste dos frutos, capinas, bem como podas de formação e de limpeza. Quando necessário, os caquis doces devem ser ensacados para evitar o ataque das moscas-das-frutas.

Colheita manual e produtividade por hectare


A colheita manual do caqui ocorre, normalmente, de fevereiro a maio, mas pode mudar de acordo com a região e cultivar de caqui escolhida. A primeira colheita geralmente começa a partir do 4º ano do plantio do caquizeiro. Quanto à produtividade, são colhidas até 35 toneladas de caquis (por hectare) quando os caquizeiros são bem manejados.

Conheça os Cursos CPT da Área Frutíferas:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mamão

Produção de Melão

Fonte: Frutíferas.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 25-02-2021 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.