Você sabe como plantar abacaxi?

Os abacaxis Pérola e Havaí são os preferidos dos fruticultores brasileiros, pois apresentam ótima aceitação no mercado

Você sabe como plantar abacaxi?

“O Ananas comosus, mais conhecido como abacaxi ou ananás, é uma frutífera típica do Brasil, cujo fruto apresenta boa demanda nos mercados interno e externo”, explica Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso CPT Produção de Mudas Frutíferas. Com viabilidade econômica, o abacaxizeiro garante lucro certo ao produtor, principalmente se cultivado na faixa de temperatura entre 22°C a 32°C, que permite a produção de abacaxis doces, suculentos e de qualidade.

O que muitos não sabem é que o abacaxi é a fruta preferida das indústrias alimentícias em todo o mundo. A principal razão é a versatilidade industrial da fruta, que permite a fabricação de um leque extenso de produtos, como geleia, compota, gelatina, frutas cristalizadas, frutas secas, polpa de fruta, sorvete, suco concentrado, licor, vinho, aguardente e até mesmo vinagre. De fato, o ananás é uma fruta promissora para fruticultor e indústria, com alta rentabilidade.

Quais as melhores cultivares?


As melhores cultivares de abacaxi são a BRS Vitória, a BRS Imperial e a BRS Ajubá, criadas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Não podemos nos esquecer da cultivar IAC Fantástico, desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas. Todas com potencial de resistência à fusariose. Entretanto, mesmo sujeitos à contaminação por essa doença, os abacaxis Pérola e Havaí são os preferidos dos fruticultores brasileiros.

Qual a época perfeita para o plantio?


A época perfeita para o plantio de abacaxi ocorre no início da estação das águas. Por outro lado, se houver um bom projeto de irrigação na propriedade, é possível plantar a fruta ao longo do ano. Entretanto, o solo deve apresentar boa drenagem, com característica areno-argilosa e pH em torno de 5,5. Além disso, a área de plantio deve ser rica em matéria orgânica (teor acima de 1%) com alto teor de potássio.

Como ocorre a propagação do abacaxizeiro?


A propagação do abacaxizeiro pode acontecer, de forma assexuada ou vegetativa, com mudas tipo rebentão (abacaxi Havaí) e tipo filhote (abacaxi Pérola). Alguns fruticultores utilizam a coroa do abacaxi para propagar a planta. Na fase inicial, após o pegamento, as mudas devem receber várias horas de sol (fotoperíodo) durante 14 dias. É indispensável que elas estejam com a base direcionada para cima para que não apodreçam.

Qual o espaçamento recomendado?


Há duas formas de plantar as mudas no solo: sulcos ou covas. É importante que elas sejam plantadas, verticalmente, com 1/4 a 1/3 do seu comprimento introduzido no solo. Independentemente desse aspecto, é fundamental fazer o plantio das mudas de abacaxi em fileiras simples ou duplas. Se forem plantadas aproximadamente 25 mil mudas, o espaçamento deve ser de 1,20 x 0,30 metro (plantas por hectare).

Quando ocorre a colheita dos abacaxis?


Geralmente, o período que se estende de novembro a fevereiro é o momento certo de colher abacaxis. Entretanto, se forem utilizados reguladores de florescimento nos abacaxizeiros, após um ano do plantio, a colheita pode começar nos cinco meses seguintes. Como as folhas do abacaxi apresentam espinhos, é interessante usar luvas grossas. Basta segurar a coroa do fruto e cortar a haste 2 centímetros abaixo da base da fruta.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Nova variedade de abacaxi sem espinhos nas folhas."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 18-10-2019 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.