Sobremesas são responsáveis por 20% do faturamento de restaurantes, hotéis e supermercados

Os homens têm se destacado cada vez mais no ramo de tortas e sobremesas

Curso Como fazer Tortas de Vitrine - Torta e Sobremesas

A torta é apreciada em todo o mundo e representa uma opção elegante e prática para aniversários e reuniões. As receitas, vindas dos mais diversos países e adaptadas ao gosto brasileiro, são tão bonitas quanto gostosas, e são a sensação quando saboreadas em festas em casa, para comemorar aniversários no trabalho, em confeitarias ou lanchonetes.

Segundo a professora Vanessa Maria Figueiredo Campos, coordenadora técnica do curso Como Fazer Tortas de Vitrine, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a demanda é excelente, pois as tortas, hoje, podem ser servidas em lanches, brunches e chás, e as pessoas querem cada vez mais conveniências sem abrir mão da qualidade."

Portanto, a confecção de tortas tem se tornado, cada vez mais, uma alternativa rentável para muitas pessoas que têm aptidão culinária e querem trabalhar em casa, sem se submeter ao trânsito, horários apertados e aluguel, além de ser uma excelente opção para aperfeiçoar e atrair clientela em padarias, lanchonetes e confeitarias.

Você pode iniciar a atividade em sua própria cozinha e evoluir, com o tempo e a experiência, para um empreendimento maior, fazendo tortas por encomenda ou fornecendo para lanchonetes, delicatessens, bufês e outros.

O certo é que o setor de alimentação vem evoluindo de forma acelerada no Brasil, crescendo à taxa de 30% ao ano e, segundo os especialistas, a sobremesa é responsável por 20% do faturamento de restaurantes, hotéis, lojas finas de congelados, bufês e supermercados, sendo que a maioria adquire suas tortas de terceiros.

Outro fator interessante é que a atividade, tradicionalmente dominada pelas mulheres, está cada vez mais aberta aos homens, que se destacam como exímios "patissiers", isto é, especialistas em sobremesas.

Dicas interessantes sobre derretimento de chocolate

Para derreter até um quilo de chocolate, você pode usar dois métodos: o microondas e o banho-maria.

Em banho-maria:

- Pique o chocolate um pedaços pequenos e coloque num refratário ou mesmo numa panela que se encaixe dentro de outra panela, contendo água.

- Coloque esta panela no fogo e, quando ferver, abaixe a chama e coloque a vasilha com o chocolate picado. Mexa até derreter completamente.

- Evite o fogo alto e não deixe que respingue água no chocolate durante o processo.

No microondas:

Corte o chocolate em barras em pedaços menores, coloque num refratário e leve ao microondas na potência média, programando o tempo de acordo com o peso. Veja as informações abaixo:

Peso ( g)                      Tempo (potência média) 100 g.................... 1 minuto e 40 segundos 200 g.................... 1 minuto e 50 segundos 300 g.................... 2 minutos e 20 minutos 400 g.................... 2 minutos e 40 segundos 500 g.................... 2 minutos e 45 segundos 600 g.................... 3 minutos e 05 segundos 700 g.................... 3 minutos e 25 segundos 800 g.................... 3 minutos e 40 segundos

900 g.................. 4 minutos e 20 segundos 1000 g................. 4 minutos e 35 segundos

Na metade do tempo, retire do forno, mexa e volte com ele ao forno. Após o derretimento, o chocolate deve ser resfriado lentamente em movimentos constantes como você pode ver no filme. Este processo se chama temperagem.

http://www.youtube.com/watch?v=RYLGPdM-8xs

Marconi Vieira 13-01-2011 Confeitaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.