Receita de rabanada - uma tradição natalina

Receita de rabanada - uma tradição natalina. A rabanada, ou fatia de parida como preferir, é uma receita típica das festas de fim de ano, sempre presente nas casas das famílias brasileiras.

A rabanada, ou fatia de parida, é uma receita típica das festas de fim de ano, sempre presente nas casas das famílias brasileiras

Receita de rabanada - uma tradição natalina 

Tradição natalina de muitos países espalhados pelo mundo, a rabanada, fatia dourada ou fatia de parida é um doce de Natal preparado com fatias de pão, leite, ovos batidos, açúcar e canela. O nome fatia de parida vem do costume de algumas pessoas em oferecer esse doce natalino às grávidas. Tudo pela crença de que seu consumo poderia aumentar a produção do leite materno durante a gravidez.

O fato é que a rabanada, ou fatia de parida como preferir, é uma receita típica das festas de fim de ano, sempre presente nas casas das famílias brasileiras.

Que tal aprender uma receita tradicional de rabanada e outra com acréscimo de vinho (assim como fazem os portugueses)?

Ingredientes:

->2 baguetes amanhecidos;

->4 xícaras (chá) de leite integral;

->2 latas de leite condensado;

->5 ovos inteiros batidos;

->Canela (a gosto);

->Açúcar refinado (a gosto);

->Óleo de girassol ou canola para fritar (sabor mais suave às rabanadas).

Modo de preparo:

Corte as baguetes em fatias (cerca de 1,5cm). Reserve. À parte, misture em um recipiente o leite de vaca com o leite condensado. Em outro, bata os ovos e adicione uma pitada de canela. Primeiro, passe as fatias de pão no leite e, depois, nos ovos batidos. Frite-as em óleo bem quente. Para ver se o óleo está no ponto, coloque uma colher de pau. Se ela ferver, o óleo está no ponto ideal.

Assim que fritarem, coloque as fatias douradas em papel absorvente para secarem bem. Por fim, passe-as em açúcar com canela. Estão prontas as deliciosas rabanadas de Natal.

*Variação com vinho tinto:  substitua o leite por vinho tinto de boa qualidade (os portugueses usam Vinho do Porto).

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Socorro na Cozinha (com adaptações).

Andréa Oliveira 21-12-2015 Confeitaria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.