Comer ou não banana durante as atividades físicas?

Comer ou não banana durante as atividades físicas? Como possui boa porcentagem de açúcares - como sacarose, frutose e glicose, a banana é bastante consumida por atletas, pois lhes garante energia.

Durante as atividades físicas, muitos atletas comem banana, pois é uma fruta que contém potássio e açúcares, como frutose e sacarose

Comer ou não banana durante as atividades físicas?

Muito popular em todo o mundo, a banana é uma fruta altamente nutritiva e saborosa. Além de fibras, ela apresenta grande índice de potássio, assim como ácido fólico, ferro, cálcio, cobre, magnésio e manganês. Sem falar das vitaminas do complexo B e vitamina C, todas extremamente benéficas ao organismo humano. Não podemos nos esquecer dos antioxidantes (catequina e dopamina), além do composto conhecido como triptofano, que age na produção de serotonina, responsável pelo relaxamento e bom humor.

Como possui boa porcentagem de açúcares - como sacarose, frutose e glicose, a banana é bastante consumida por atletas, pois lhes garante energia. O que muitos desconhecem é que essa prática pode não ser tão benéfica ao organismo durante os exercícios físicos. Saibamos o porquê:

A velocidade de digestão é reduzida na prática de exercícios físicos

Na prática de exercícios físicos, o fluxo sanguíneo é redistribuído no organismo. Órgãos como estômago e intestino passam a receber pouca irrigação de sangue, já que não são utilizados durante as atividades físicas. Por outro lado, aumenta-se a irrigação dos músculos, o que garante mais oxigênio para produzir energia. Com resultado, a velocidade de digestão é reduzida, pois é preciso uma boa irrigação sanguínea para trabalhar a pleno vapor.

Alimentos sólidos não devem ser consumidos durante as atividades físicas

Muitos atletas tomam bebidas isotônicas, que apresentam concentração semelhante à dos fluidos corporais). Em baixos volumes, elas aceleram o esvaziamento gástrico, o que garante uma melhor absorção. Já as bebidas hipertônicas (mais concentradas) ou alimentos sólidos, como a banana, levam mais tempo para saírem do estômago. Antes, eles precisam passar pelo processo de digestão, que retira líquido do sangue e o transfere ao estômago.

As bebidas isotônicas repõem o magnésio e o potássio

Além disso, durante os exercícios físicos, são utilizados vários minerais, principalmente o potássio. Com a redução de sua concentração dentro da célula, ocorre a fadiga, o que é péssimo para o atleta. Outro mineral reduzido em atividades físicas é o magnésio, essencial para a bomba de sódio e potássio (traz o potássio para dentro da célula). Ou seja, é preciso repor o magnésio para repor o potássio. E isso pode ser feito ao ingerir bebidas isotônicas.

A banana pode ser consumida antes da prática de atividades físicas

Por tais motivos, comer banana durante as atividades físicas não gera benefício aos atletas. Na verdade, seu consumo pode levar os atletas à desidratação, principalmente em dias muito quentes. O ideal é tomar bebidas isotônicas, que repõem tanto o magnésio como o potássio. Mas se você comer banana antes da prática de exercícios, não há problema algum. Como contém frutose, ela garante maior produção de energia para a atividade que está por vir.

Fontes: Veja Abril e Beleza & Saúde.

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Andréa Oliveira 21-07-2017 Culinária

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