Conheça alimentos que auxiliam a circulação sanguínea

Conheça alimentos que auxiliam a circulação sanguínea. Com o sangue circulando a pleno vapor pelos órgãos vitais do corpo, o indivíduo permanece saudável, livre de doenças.

Com o sangue circulando a pleno vapor pelos órgãos vitais do corpo, o indivíduo permanece saudável

Conheça alimentos que auxiliam a circulação sanguínea

Os alimentos que auxiliam a circulação sanguínea são ricos em antioxidantes e não apresentam gorduras saturadas e trans. Portanto, proporcionam a boa saúde do coração e, consequentemente, favorecem o fluxo sanguíneo e dão vitalidade ao organismo humano. Com o sangue circulando a pleno vapor pelos órgãos vitais do corpo, o indivíduo permanece saudável.

Quando coração, vasos sanguíneos e circulação do sangue operam de forma adequada, o oxigênio, os minerais e as vitaminas são transportados às células e aos órgãos garantindo a boa saúde do indivíduo. Mas, para isso, uma alimentação saudável é essencial. Caso contrário, o corpo se tornará debilitado, sujeito a inúmeros males, como infarto, colesterol alto, AVC, pressão alta, surgimento de varizes e celulites, além de dores nas pernas e fadiga.

Segundo Céphora Maria Sabarense, professora especialista do Curso CPT Alimentação Saudável, uma alimentação balanceada deve apresentar três qualidades fundamentais: variedade, moderação e equilíbrio. Além disso, deve conter alimentos variados, em quantidade e qualidade, para garantir a manutenção e a absorção dos nutrientes no organismo.

Mas não basta apenas seguir uma dieta balanceada, é preciso hidratar bem o corpo, bebendo água, de forma equilibrada, mas diariamente. Além da água, as atividades físicas são de suma importância para a boa circulação sanguínea. Da mesma forma, os exames de rotina são importantes para ver se tudo corre bem com o seu organismo - principalmente se há casos de problemas circulatórios ou cardíacos na família.

Conheça alguns alimentos que auxiliam a circulação sanguínea:

Carne de aves, suínos e bovinos

A carne de frango e a de peru devem ser consumidas sem pele - preferencialmente grelhadas. Já a carne de boi e a de porco devem ser ingeridas com moderação - dando preferência às carnes magras. Os embutidos e os defumados devem ser consumidos com pouca frequência.

Carne de peixes e crustáceos

Prefira os peixes de água salgada - são fontes de ômega 3 (salmão). Os peixes de água doce também podem ser consumidos, mas com equilíbrio. Quanto aos camarões e aos mariscos, eles são bem calóricos e, portanto, devem ser consumidos com moderação.

Leite e ovos

Tanto o leite como os seus derivados - iogurte e queijo, podem ser consumidos (com equilíbrio), mas preferencialmente os desnatados. O consumo de ovos é permitido (sem exagero), mas se forem cozidos.  

Grãos e cereais

Os grãos e os cereais são essenciais para o pleno funcionamento do organismo. Amêndoas e nozes, por exemplo, contêm ômega 3 - auxiliam a circulação sanguínea e garantem a saúde do coração. Já a aveia melhora a alcalinidade do sangue.

Frutas e vegetais

O consumo de frutas está liberado - principalmente a acerola e a laranja - ambas contêm vitamina C - ajudam a diluir o sangue e a fortalecer os vasos sanguíneos. Já as folhas verdes possuem clorofila, o que ajuda na filtragem do sangue - muitas delas contêm vitamina C e K - melhoram a circulação sanguínea.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Remédio Caseiro e Mundo Boa Forma.


Andréa Oliveira 30-04-2016 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.