Curso de cozinha árabe

A gastronomia árabe se difundiu tão bem entre nós que, atualmente, quibes, coalhadas, e esfihas, fazem parte do cotidiano alimentar dos brasileiros

Curso de culinária árabe

A culinária ocidental não seria o que é hoje sem a participação dos árabes. Eles ensinaram aos europeus o cultivo de novas frutas, grãos e verduras. Enriqueceram suas mesas com especiarias e manjares exóticos e sofisticaram sua cozinha.

Quem aprecia a gastronomia árabe sabe que ela vai muito além dos quibes assados, fritos e crus, e das famosas esfihas, tão populares nas cadeias de fast-food. Trazida ao Brasil pelos imigrantes sírios e libaneses, trata-se de uma combinação de simplicidade e sabor. A simplicidade aparece principalmente na execução dos pratos, já o sabor é acentuado na mistura dos ingredientes e dos perfumes das especiarias.

Em sua essência, a culinária árabe combina muitos grãos, cereais, frutas secas, verduras e carnes, principalmente de cordeiro. Também aparecem muitas pastas, como as de berinjela e de grão-de-bico.

Outra característica é o fato das refeições não seguirem, necessariamente, o roteiro convencional, que se dá pela entrada, prato principal e acompanhamento. Vários pratos são servidos ao mesmo tempo, de preferência com muita fartura, e cada pessoa faz as combinações, as escolhas, que mais agradar.

O curso "Cozinha Árabe", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta diversas técnicas e receitas dessa culinária tão saborosa. A coordenação deste trabalho ficou a cargo da professora Maria Halfa Chequer Andrade, culinarista e responsável pela demonstração das diversas preparações.

http://www.youtube.com/watch?v=dDKG7Xin4O0

Marconi Vieira 09-04-2010 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.