Culinária do Centro-Oeste se baseia em festas típicas e na cultura indígena

Apesar de ser uma planta nativa do cerrado brasileiro, o pequi pode ser encontrado em outras partes do território do país

Curso de comida típica brasileira

A região Centro-Oeste é formada pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. A culinária dessa região é baseada nas festas típicas populares que, por sua vez, receberam influência direta dos povos indígenas. A gastronomia local também é afetada pela caça farta, pelos rios repletos de peixes e por temperos característicos, como o açafrão, gengibre, jurubeba e o pequi.

Pequi é uma fruta de cor amarela, que lembra uma ameixa e tem sabor forte e aroma marcante. Contudo, o professor Eiji Tomimatsu, coordenador do curso Cozinha Brasileira, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, adverte, "sua polpa é macia e saborosa, mas deve ser comida com cuidado, pois possui um caroço dotado de muitos espinhos. Por isso, deve-se ter muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas.

Essa fruta é colhida de uma árvore chamada de pequizeiro, pertencente à família das cariocáceas. Apesar de ser uma planta nativa do cerrado brasileiro, ela pode ser encontrada em outras partes do país. Por isso, o uso do pequi, nas comidas brasileiras, não se restringe apenas à cultura do Centro-Oeste. Ele é utilizado na cozinha nordestina e do norte de Minas Gerais.

Do pequi é possível extrair um azeite e também fabricar licores especiais. Além disso, seus frutos podem ser consumidos das mais variadas formas: ao natural, refogado, cozido, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, em licores, e na sua forma mais conhecida, na preparação do arroz com pequi.

http://www.youtube.com/watch?v=5W6bVjRVXb0

Marconi Vieira 09-12-2010 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.