Comidas do Nordeste conciliam rusticidade e requinte

A forte personalidade do paladar sertanejo recusa até a influência de seus vizinhos mais próximos

Curso de Cozinha Brasileira

Uma marca da civilização e da cozinha nordestina é conciliar o mais rústico e o mais requintado, o regional e o internacional. Encontramos nos cardápios de alguns restaurantes da região pratos como mão-de-vaca acompanhado de vinho francês. Composição tão forte e tão presente como a sua proverbial hospitalidade. No interior de Pernambuco, as refeições começam com uma buchada de bode e seguem com sarapatel, carneiro assado, peru e leitão de forno. As bebidas variam entre vinhos e licores europeus.

No Sertão, a cozinha madruga com leite e cuscuz de milho, mugunzá com coco, batata-doce, paçoca, carne assada e café adoçado com rapadura. À tarde, feijão com carne de bode, carneiro ou porco. Para a classe que possui mais recursos financeiros, entra no cardápio a carne-seca ou a fresca. À noite, serve-se coalhada com rapadura e farinha de mandioca, tapioca, queijo assado, batata-doce e café. Não se esquecendo da eterna presença do melaço de cana com farinha, servido como sobremesa.

O turismo no Nordeste, na maioria das vezes, é constituído por passeios pelo litoral. Nessa região, a culinária também é rica e saborosa, contendo pratos tradicionais como o bobó de camarão, moqueca de peixe, acarajé e o baião de dois, além de outras receitas deliciosas como o arrumadinho e o pudim de tapioca.

Para o professor e chef de cozinha Eiji Tomimatsu, coordenador técnico do curso Cozinha Brasileira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "quando o assunto é sobremesa, o açúcar branco, mascavo, bruto ou de rapadura, é usado sem limites e o melado une-se a farinha de macaxeira, de cará ou de inhame, ao pão, queijo e fruta-pão.

A forte personalidade do paladar sertanejo recusa até a influência de seus vizinhos mais próximos. O azeite-de-dendê, popular na Bahia, não ultrapassa as fronteiras do Sergipe.

http://www.youtube.com/watch?v=wIJN1YRlg0Y

Marconi Vieira 10-12-2010 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.