A culinária do Norte é original, tradicional e bastante exótica

Muitos ingredientes das comidas do Norte ainda são desconhecidos em diversas partes do Brasil

Curso de comida típica brasileira

As comidas do Norte são consideradas originais e autônomas, o que significa dizer que seus pratos não foram difundidos para as cozinhas de outras regiões do país e que, tampouco, recebeu influência, significativa, externa. Talvez, a principal causa disso seja a dificuldade de exportar seus ingredientes perecíveis para outras partes do Brasil, o que dificultou o hábito de adquiri-los e consumi-los em outros estados.

Por isso, muitos ingredientes das comidas do folclore da região Norte ainda são desconhecidos em muitas partes do Brasil e, em alguns casos, quando experimentados, não são aprovados. No caso específico dessa região, os dois maiores estados que merecem destaque na questão da culinária são o Amazonas e o Pará.

Na imensidão da Amazônia, grande parte dos pratos típicos é composta por peixes. Os amazonenses efetuam uma seleção radical nos peixes, classificando-os como lisos ou de couro. No interior, abre-se uma exceção para o surubim, peixe de couro seco e assado. Em Manaus, só se admite peixe de escamas e desprezam até o dourado, que é apreciado por todo o país. O chef Eiji Tomimatsu, professor do curso Cozinha Brasileira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, explica que esse costume "trata-se de um tabu herdado dos índios que, por medo de doenças, recusavam-se a comer peixes lisos."

As comidas do Pará são as mais tradicionais e legítimas, porém, são pouco conhecida por muitos brasileiros. Muito exóticas, elas têm como base as formulações   indígenas. É nessa base sólida e imutável da cozinha que se ergueu a culinária paraense, com pratos deliciosos como pato no tucupi e o tacacá.

http://www.youtube.com/watch?v=hPzXRtBOLJY

Marconi Vieira 03-12-2010 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.