Culinária sulista é influenciada pelos imigrantes europeus

A tradição do consumo de churrasco origina-se da intensa atividade pecuária

Curso de Cozinha Brasileira

Os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina mostram hábitos e tradições muito criativas na gastronomia. Os costumes são provenientes da imigração de países europeus como Portugal, Alemanha, Itália, Polônia e Ucrânia. Associa-se, ainda, a influências secundárias de holandeses, belgas, sírio-libaneses, ingleses e japoneses.

Uma referência especial deve ser feita para a tradição do uso da receita do barreado, prato dos caboclos do litoral do Paraná.

Para se preparar um barreado, utiliza-se uma panela de barro com a tampa selada por uma massa de farinha de mandioca e água, forrada com toucinho no seu interior, carne gorda e carne magra, tomates e temperos a gosto. Enterra-se num buraco e, sobre ele, acende-se uma fogueira incandescente com duração mínima de doze horas, até que a carne se desfaça tomando a consistência de um pirão.

No estado do Rio Grande do Sul, a carne é sempre servida em forma de assado ou churrasco, e o mate chimarrão acompanha todo tipo de prato. O professor Eiji Tomimatsu, coordenador técnico do curso Cozinha Brasileira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, explica que "há muitos anos atrás, a produção de gado espalhou-se totalmente pelo estado, originando a tradição do consumo de churrasco pelo povo gaúcho."

Os primeiros gaúchos possuíam uma culinária rudimentar. Nas casas das grandes fazendas, sentia-se logo o cheiro de carne e de gordura. A maneira de servir e de comer é a mesma, quer se trate do mais humilde peão de estância ou do membro de uma família real, as visitas sempre encontrarão muito chimarrão, arroz carreteiro e costelinha de porco.

http://www.youtube.com/watch?v=JgqlaEmu8wQ

Marconi Vieira 14-12-2010 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.