Veja como preparar um delicioso sashimi

Para servir o sashimi em casa, é necessário que você utilize os peixes mais frescos possíveis

A cozinha Japonesa é muito simples. Ela se desenvolveu a partir de uma identidade singular e original, que pouco foi buscar inspiração nos seus vizinhos e menos ainda no restante do mundo exterior. É a síntese da perfeição no cozimento e na apresentação, aliando a habilidade artística do cozinheiro com o seu conhecimento dos temperos e da combinação de ingredientes.

A culinária japonesa utiliza ingredientes saudáveis, permitindo obter uma dieta rica e mais centrada na proteína de peixes, algas e vegetais.

O sashimi, mais do que qualquer outro prato, representa a cozinha japonesa. A simplicidade, o frescor e o sabor superlativo unem-se à beleza artística.

Preparar sashimi é uma tarefa para especialistas, mas é possível dominar suficientemente a arte, de forma a servir em casa um sashimi perfeitamente comestível, desde que sejam utilizados os peixes mais frescos possíveis. O peixe cru tem uma consistência macia e uma delicadeza de sabor a que nenhum outro ingrediente consegue igualar-se.

Este prato refere-se a cortes de peixes, que são servidos com molhos como wasabi e shoyu, podendo ainda ser acompanhados de vegetais como nabo ralado. Esses cortes podem ser no formato de fatias, tiras ou cubos.

Mas, é importante deixar claro que independente do formato de corte adotado, a tradição japonesa requer que o chef demonstre habilidade e arte tanto para cortar o peixe como para montar o prato.

No Curso de Cozinha Japonesa, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você aprenderá a fazer vários tipos de sashimi. Hoje, oferecemos a você todas as dicas sobre o shake sashimi. Confira!

Shake sashimi

- Este sashimi será feito com Salmão. Então, comece por analisar o peixe que será utilizado;

- Caso a posta de salmão adquirida tenha espinhos, retire-os com uma pinça. A retirada dos espinhos deve ser realizada com bastante cuidado para não "rasgar" e não estragar a carne do salmão.

- Depois que todos os espinhos forem retirados, separe a carne do salmão da pele;

- Depois que o salmão estiver sem espinhos e sem pele, corte-o ao meio e, em seguida, utilize a parte da frente para obter o sashimi. Então, separe a parte mais nobre e, em seguida, faça os cortes necessários, obtendo, assim, pequenas fatias.

- Em um prato apropriado, coloque uma pequena porção de nabo ralado;

- Em seguida, acrescente um galhinho de salsinha japonesa;

- Feito isso, coloque, de quatro a cinco fatias de salmão; e

- Finalize a preparação adicionando um pouco de wasabi.

Equipe de Redação 19-01-2012 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.