Aprenda receitas da cozinha mineira

A comida mineira é tradição, sobrevive de geração em geração, por meio dos segredos de suas receitas

Curso de cozinha mineira
Aprenda receitas da deliciosa cozinha mineira

A culinária mineira é uma mistura da herança cultural de diversos povos que ajudaram a formar o estado. Vindas de diversas partes do país, as receitas sofreram mudanças e adaptações quando chegaram por aqui.

A dieta trivial mineira é bem simples, mas, nem por isso, menos saborosa. O feijão ocupa o primeiro lugar, vem na forma de tutu, tropeiro, batido, com pimenta, com linguiça e até em forma de salada. Para acompanhar, o bom e velho torresmo, além de angu, farinha e couve rasgada.

Com pratos de caldos espessos, a cozinha da fazenda é mais molhada. Prepara-se o frango com quiabo, ao molho pardo, o tutu de feijão com farinha de mandioca, e muito angu de milho verde quase sem sal, produto caro nos séculos passados. Já a cozinha que alimentava as tropas era mais seca, para ser levada nas viagens.

Em sua essência, a comida mineira é resultado das viagens, que gerou a intensa mistura de culturas portuguesa, paulista, negra, indígena e outros povos que passavam e viviam por aqui, todos à caça de ouro.

Por tradição, o mineiro está sempre pronto para tomar um cafezinho, por isso, segundo o costume, é comum fazer cinco refeições por dia. Almoço, jantar e três cafés, que são: da manhã, da tarde e da noite. É claro que o cafezinho preto não é saboreado sozinho, ele é acompanhado de pães, broas, bolos, biscoitos e doces.

O curso "Cozinha Mineira", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra todos os passos para a elaboração de diversas refeições e doces típicos de Minas Gerais. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Lúcia Maria Viggiano, especialista em administração rural e consultora em turismo rural; e do professor Fábio M. Hosken, consultor em turismo rural do SEBRAE - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=5PQW6BfQueY

Marconi Vieira 09-04-2010 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.