Feijoada, um símbolo da culinária brasileira

A receita aproveita diversos subprodutos dos suínos, como toucinho, miúdos e orelhas

Curso Profissional de Cozinha - Feijoada

Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano, apesar de ter origem portuguesa, a feijoada é símbolo da culinária nacional. Esse prato tem como principais ingredientes feijão e partes suínas, seja de porco ou leitão. Esses possuem inúmeros subprodutos como toucinho, miúdos, ossos e outros.

Para preparar, primeiro, escolha o feijão preto, lave e deixe de molho em água um dia antes. Deixe também as carnes que são salgadas, trocando a água de vez em quando para tirar o sal. Na hora de fazer a feijoada, coloque o feijão preto, a linguiça e o toucinho defumado numa panela de pressão grande para cozinhar junto. Em outra panela, insira o restante das carnes, lembrando que as salgadas devem ser fervidas antes do cozimento.

O feijão cozinha em aproximadamente 30 minutos. Depois de tudo já cozido faça, a parte, a fritura dos temperos: cebola, alho e cheiro verde. Em seguida, jogue no feijão com as carnes e deixe ferver até engrossar o caldo. Para acompanhar, recomenda-se arroz branco, couve, farofa, cebola, salsinha e algumas fatias de laranja.

Com relação realçar o aroma, o professor Eiji Tomimatsu, coordenador técnico do Curso Profissional de Cozinha, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá uma dica interessante, "um bom segredo é colocar uma laranja para cozinhar junto com o feijão e os demais ingredientes na panela de pressão. Ela tem a função de aromatizar, dando mais sabor à preparação e, ao mesmo tempo, permite que o caldo fique mais consistente".

http://www.youtube.com/watch?v=pjP2pW5zMFs

Marconi Vieira 07-02-2011 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.