Dieta inteligente para pessoas com diabetes

Dieta inteligente para pessoas com diabetes. A alimentação ocupa um lugar de destaque na determinação da qualidade de vida das pessoas. Em especial das pessoas com diabetes.

A alimentação ocupa um lugar de destaque na determinação da qualidade de vida das pessoas - em especial, das pessoas com diabetes

Dieta inteligente para pessoas com diabetes

De acordo com Cephora Maria Sabarense, professora do Curso a Distância CPT Alimentação Saudável, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, a alimentação ocupa um lugar de destaque na determinação da qualidade de vida das pessoas. Em especial, das pessoas com diabetes. Mas isso não quer dizer que a pessoa deva restringir sua dieta a alimentos dos quais não gosta. Atualmente, é possível substituir alguns alimentos no cardápio mantendo o problema sob controle e, ao mesmo tempo, tornando a alimentação prazerosa, plena de sabores.

Substitua a farinha branca pela farinha integral

A farinha-de-trigo é muito calórica, ao contrário da farinha integral, que contém bom teor de fibras - o que diminui a absorção de gordura e controla a glicemia. O mesmo vale para os demais alimentos integrais. Existem inúmeras receitas preparadas com eles, que tornam os pratos muito mais saborosos e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Substitua o arroz branco pelo arroz integral

O arroz branco passa pelo processo de refinamento - o que retira seus nutrientes benéficos e deixa o amido - vilão das pessoas com diabetes. Ele é digerido de forma lenta pelo organismo - o que proporciona a liberação da glicose em pequenas doses. Por isso, escolha o arroz integral, rico em fibras, além de garantir a sensação de saciedade ao indivíduo.

Substitua os cereais refinados pelos cereais integrais

Quando os cereais são refinados, retiram-se as duas primeiras camadas do grão - isso retira a maior parte dos nutrientes, mas deixa o endosperma (rico em carboidratos). Já os cereais integrais permanecem como estão (inteiros). Por isso, são muito mais nutritivos e saudáveis - suas camadas benéficas permanecem. Seu consumo retarda a absorção de glicose e facilita o controle da glicemia. Tanto a linhaça como a aveia podem ser adicionadas em sucos e vitaminas.

Substitua os sucos pela fruta in natura

Mesmo se o suco for feito com frutas in natura, ele poderá ultrapassar a cota de três frutas por dia. Por isso, o ideal é comer a fruta para manter a dieta em equilíbrio. Cuidado com a laranja! O suco de laranja contém muita glicose e aumenta a glicemia. Nem sempre porque é natural quer dizer que pode ser consumido à vontade.
 
Substitua açúcar e mel por estévia e sacralose

Em hipótese alguma, consuma açúcar e mel, eles são ricos em sacarose - elemento prejudicial aos diabéticos. Prefira adoçantes, como estévia e sucralose, que são versáteis e deixam sucos, chás, vitaminas e cafés mais saborosos. Para o preparo de doces, pães e biscoitos, existem no mercado versões para culinária.
 
Substitua o leite integral pelo leite desnatado

Aqui o problema é o excesso de gordura do leite integral. Por isso, o ideal é que as pessoas com diabetes escolham o leite desnatado, que possuem o mesmo teor de Cálcio, mas possui menor teor de gordura.

Fonte: M de Mulher.


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Andréa Oliveira 21-10-2016 Culinária

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