O Food Truck é o mercado de comida de rua. As vendas podem ser feitas em uma kombi, uma van ou um furgão. O negócio é popular em vários países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, é a sensação nas ruas de São Paulo.
O mercado de comida de rua está em expansão, e é uma ótima opção de investimentos. Para começar o negócio é preciso conseguir um bom local de vendas. Algumas prefeituras, como a de São Paulo, divulgam uma lista com os pontos autorizados pra a comercialização. Para conseguir um ponto, é preciso fazer uma solicitação à subprefeitura para obter o TPU (Termo de Permissão de Uso).
Antes de investir, algumas questões precisam ser pensadas e planejadas. O auxílio de um profissional de advocacia, ter um capital de giro mensal, registrar e capacitar os funcionários são algumas iniciativas necessárias. Confira 5 dicas para investir em um Food Truck:
1. Pesquise
A pesquisa de mercado é indispensável antes de investir em qualquer negócio. Faça pesquisas na internet, leia livros e notícias sobre o assunto e converse com empreendedores do ramo. Quanto mais informações e menos dúvidas você tiver, maiores são as chaces de tomar as decisões corretas.
2. Invista na estrutura
O veículo não é somente o meio de locomoção, ele é o seu local de trabalho. Portanto, para não perder tempo e dinheiro no seu negócio, é recomendável investir em um veículo novo, isso evita gastos e prejuízos em oficinas.
3. Cuide da cozinha
Os clientes acompanham de perto o seu contato com os alimentos, por isso é fundamental os cuidados com higiene e conservação dos produtos.
4. Prepare-se psicologicamente
O trabalho na rua não é fácil. Além de saber lidar com os clientes é preciso ficar de olho na meteorologia. É fundamental saber como trabalhar com sol, chuva, vento e frio e como o clima pode afetar as vendas. Trabalhar na rua exige esforço físico e emocional.
5. Busque parcerias
Fique de olho nas oportunidades. Eventos e feiras gastronômicas são boas oportunidades para quem está começando, divulgar o seu produto. Além disso, há comércios que desejam promover eventos em parcerias com food truck como, por exemplo, em estacionamentos privados.
Para adquirir mais conhecimento sobre o assunto, conheça os Cursos CPT na Área Gastronomia.
Por Lidiany Duarte
Fonte: Exame