Food Truck: 5 dicas para fazer sucesso com a comida de rua

Muitas pessoas sonham em empreender. Que tal criar o seu próprio negócio de comidas sobre rodas? O Food Truck é a novidade do mercado de comida de rua.

Food Truck
Foto: Reprodução

O Food Truck é o mercado de comida de rua. As vendas podem ser feitas em uma kombi, uma van ou um furgão. O negócio é popular em vários países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, é a sensação nas ruas de São Paulo.

O mercado de comida de rua está em expansão, e é uma ótima opção de investimentos. Para começar o negócio é preciso conseguir um bom local de vendas. Algumas prefeituras, como a de São Paulo, divulgam uma lista com os pontos autorizados pra a comercialização. Para conseguir um ponto, é preciso fazer uma solicitação à subprefeitura para obter o TPU (Termo de Permissão de Uso).

Antes de investir, algumas questões precisam ser pensadas e planejadas. O auxílio de um profissional de advocacia, ter um capital de giro mensal, registrar e capacitar os funcionários são algumas iniciativas necessárias. Confira 5 dicas para investir em um Food Truck:

Food Truck
Foto: Reprodução

1. Pesquise

A pesquisa de mercado é indispensável antes de investir em qualquer negócio. Faça pesquisas na internet, leia livros e notícias sobre o assunto e converse com empreendedores do ramo. Quanto mais informações e menos dúvidas você tiver, maiores são as chaces de tomar as decisões corretas.

2. Invista na estrutura

O veículo não é somente o meio de locomoção, ele é o seu local de trabalho. Portanto, para não perder tempo e dinheiro no seu negócio, é recomendável investir em um veículo novo, isso evita gastos e prejuízos em oficinas.

3. Cuide da cozinha

Os clientes acompanham de perto o seu contato com os alimentos, por isso é fundamental os cuidados com higiene e conservação dos produtos.

4. Prepare-se psicologicamente

O trabalho na rua não é fácil. Além de saber lidar com os clientes é preciso ficar de olho na meteorologia. É fundamental saber como trabalhar com sol, chuva, vento e frio e como o clima pode afetar as vendas. Trabalhar na rua exige esforço físico e emocional.

5. Busque parcerias

Fique de olho nas oportunidades. Eventos e feiras gastronômicas são boas oportunidades para quem está começando, divulgar o seu produto. Além disso, há comércios que desejam promover eventos em parcerias com food truck como, por exemplo, em estacionamentos privados.

Para adquirir mais conhecimento sobre o assunto, conheça os Cursos CPT na Área Gastronomia.

 

Por Lidiany Duarte
Fonte: Exame

 

 


Tecnologia e Treinamento 13-11-2014 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.