Prepare cafés especiais como fazem os baristas

Prepare cafés especiais como fazem os baristas. Com o emprego de algumas técnicas, até mesmo você pode fazer em casa deliciosas bebidas com café, como o shake de café e o café irlandês

Com o emprego de algumas técnicas, até mesmo você pode fazer em casa deliciosas bebidas com café, como o shake de café e o café irlandês

Prepare cafés especiais como fazem os baristas

Segundo Maria Aparecida Campos, do Curso a Distância CPT Treinamento de Barista, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, barista é o nome dado ao profissional altamente valorizado no mercado, que domina a arte de preparar um bom café espresso, além de drinks e bebidas à base de café. Para você, amante da bebida em sua amplitude de possibilidades, alguns especialistas separaram receitas de cafés especiais criadas por baristas experientes.

Com o emprego de algumas técnicas, até mesmo você pode fazer em casa deliciosas bebidas com café, como o shake de café e o café irlandês. Preferencialmente, elas devem ser preparadas com café Arábica por possuir excelente qualidade. Antes das receitas, que tal conhecermos um pouco dessa espécie de café?

Café Arábica

Essa espécie é bastante aromática, suave e levemente ácida - com menor teor de cafeína. A planta pode ser cultivada em regiões com temperatura média anual entre 20 e 22°C - em locais com altitude acima de 600 metros. É importante ressaltar que os cafés especiais ou do tipo gourmet são 100% compostos pela variedade arábica. Para receber o selo de café especial, o Arábica precisa ser produzido segundo as exigências ambientais, além de outros fatores igualmente importantes.

Receita de Café Irlandês

Ingredientes:

->1 colher (chá) de açúcar;
->½ dose de Whisky;
->1 xícara de café forte;
->Creme chantilly (a gosto).

Modo de preparo:

Utilize um shaker ou coqueteleira para misturar o Whisky, o café quente e o açúcar. Coloque a mistura em um copo especial para café e finalize com chantilly. Ideal para ser consumido nos dias mais frios do ano.

Receita de Shake de Café

Ingredientes:

->Cobertura de caramelo;
->½ copo de café com leite gelado;
->Açúcar (a gosto);
->1 gema de ovo;
->2 bolas de sorvete de creme;
->Creme chantilly;
->1 cereja (para enfeitar).

Modo de preparo:

Bata bem o açúcar com a gema de ovo. Adicione o café com leite gelado e bata novamente. Em um copo long drink, desenhe o fundo com a cobertura de caramelo. Coloque a mistura preparada anteriormente. Acrescente as bolas de sorvete e misture levemente. Finalize com chantilly e cereja. Ideal para ser consumido no verão.

Fontes: Revista Globo Rural e Tudo Gostoso.

Andréa Oliveira 11-11-2016 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.