Como fazer um saboroso frango com quiabo

O Portal Tecnologia e Treinamento oferece a você a oportunidade de investir em seu empreendimento fazendo uso da culinária mineira

 

Com o grande crescimento do turismo rural no Brasil, muitos donos de sítios e fazendas estão explorando suas propriedades e montando restaurantes rurais, hotéis-fazenda, pesque-pagues, haras e outros empreendimentos ligados ao campo. É cada vez mais comum encontrarmos no meio rural restaurantes e lojas de souvenirs onde são comercializados picles, compotas, cachaça, artesanato local e outros elementos da agroindústria. Essa pode ser uma boa ideia para você se tornar dono do seu próprio negócio.

O Portal Tecnologia e Treinamento decidiu oferecer a você a receita de um prato tipicamente mineiro que lhe ajudará a compor um vasto cardápio para seu empreendimento e obter lucros. Confira!

Frango com quiabo

Ingredientes

2 kg de frango; 2 colheres de tempero caseiro; 1 colher (de sopa) de sal; 2 cebolas; 3 colheres de óleo; 1 ½ kg de quiabo fresco; 1 ½ copo de óleo - 150 ml; ½ limão.

Modo de preparo

Descasque a cebola e pique em pétalas. A seguir, corte o frango pelas juntas separando coxa, contra coxa e as outras partes. Lave-as em água corrente. Posteriormente, tempere com duas colheres de pasta de alho. Coloque na panela duas colheres de óleo e refogue a cebola picada deixando dourar ligeiramente.

Depois, acrescente o frango refogando bem. Doure o frango colocando água para que a cebola não se queime. Vá pingando devagar e tampando até cozinhar. À parte, prepare o quiabo.

Escolha o quiabo quebrando a pontinha para ver se está tenro. Se não quebrar facilmente, é sinal de que está velho e não está bom para uso. Lave-os em água corrente e coloque em cima de um pano seco. O quiabo deve estar bem seco antes de ser picado, bem como devem estar secas a vasilha, a faca e as mãos do cozinheiro.

Esquente o óleo e jogue o quiabo, mexendo levemente até esquentar; adicione sal e, em seguida, despeje a água misturada com o caldo do limão que aqui é usado para cortar a baba do quiabo. Assim que ele estiver sequinho, acrescente o frango já pronto.

Misture delicadamente e adicione aos poucos pequenas porções de água e tampe. Antes de totalmente cozido, acrescente mais cebola picada em pétalas; abafe um pouco e sirva bem quente com angu.

Algumas cozinheiras preferem colocar o quiabo em cima do frango já pronto, e não mexem para que não se forme a baba. Outras não usam limão, colocam o quiabo bem sequinho na panela e evitam mexer para que não se forme a baba.

No Curso Cozinha Mineira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará muitas outras receitas dessa culinária tão apreciada. Aprenda a fazer feijão tropeiro, tutu à mineira, galinhada, entre outros pratos.

Equipe de Redação 29-12-2011 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.