Aprenda a escolher e preparar picanhas suculentas e saborosas

A altura da peça e a capa de gordura são detalhes fundamentais na escolha da carne

Treinamento de Churrasqueiro

A picanha é considerada a rainha do churrasco. Ela é a carne mais utilizada, principalmente por ser muito saborosa, macia, suculenta e poder ser feita de várias maneiras. É chamada também de tapa de quadril, nome dado ao corte em outros países da América do Sul.

Para se obter um bom churrasco de picanha, é preciso se atentar para dois detalhes importantes na hora de escolher a peça. O primeiro está relacionado à sua altura. A picanha não deve ser muito baixa, devendo possuir algo em torno de quatro a cinco centímetros de altura, o que na prática corresponde a dois ou três dedos. Outro detalhe é que ela precisa possuir uma capa de gordura e também veios de gordura no meio da carne, pois esses detalhes são indicativos de que ela é proveniente de um animal que foi bem cuidado, bem tratado e por isso pode ser de boa qualidade.

Para se obter porções de picanha assadas na grelha, você deverá fatiá-la, sempre transversal às fibras, e de tal maneira que cada bife obtido tenha aproximadamente três centímetros de espessura. Depois de obtidos, será preciso temperá-los com sal grosso dos dois lados. De acordo com o professor e gastrônomo Mário Augusto Vieira, coordenador técnico do curso Treinamento de Churrasqueiro, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "deixe para fazer isso no momento de levá-los à grelha, para que o sal não desidrate a carne".

Assim, os bifes já na churrasqueira serão selado. Depois disso, transfira a grelha para a parte superior e espere atingir o ponto desejado: mal-passado ou ao ponto. Esses são os pontos ideais para comer picanha. "Deve-se evitar o ponto bem-passado para essa carne", destaca o professor Vieira.

Quando atingir o ponto desejado, é só retirar a grelha da churrasqueira e servir os bifes de picanha, os quais poderão ser acompanhados de arroz branco, saladas, molhos, e uma boa farofa.

http://www.youtube.com/watch?v=1VDGz8uPi7o

Marconi Vieira 28-04-2011 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.