Limão siciliano melhora imunidade e previne doenças

Rico em vitamina C, o limão siciliano auxilia no combate aos radicais livres, melhora a imunidade e previne doenças

Limão siciliano melhora imunidade e previne doenças

O Citrus lemon ou limão siciliano é um fruto alongado, com casca grossa amarela, bastante utilizado na gastronomia mundial. Constituído de pectina (fibra solúvel), essa espécie de limão equilibra os níveis de açúcar no sangue, sendo excelente para pessoas com diabetes. Rica em vitamina C, essa fruta cítrica auxilia no combate aos radicais livres, melhora a imunidade e previne doenças.

Fortalece o sistema imunológico


O consumo regular do limão siciliano estimula o sistema imunológico, o que inibe infecções causadas por vírus, bactérias e fungos. Recomendado para o combate de resfriados e gripes, o fruto pode ser ministrado como suco ou chá para fortalecer as defesas naturais do organismo. Sua ação no organismo promove a re-estruturação dos glóbulos brancos (anticorpos) e regula o metabolismo.

Além disso, o limão siciliano apresenta ação antisséptica no combate a inflamações nas vias respiratórias. Além de ser excelente no tratamento alternativo de amigdalite, faringite, laringite e demais infecções na garganta. Sem falar que esse citros auxilia na redução da febre, pois baixa a temperatura corporal.

Previne doenças cardiovasculares


Outro benefício do limão siciliano é a prevenção de doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e infarto. Seu consumo regula a pressão arterial, além de baixar o colesterol ruim (LDL). Da mesma forma, ele é ideal para tornar o sangue mais fluido, o que facilita o fluxo sanguíneo e previne varizes. Sendo assim, a ingestão do fruto previne problemas cardíacos, circulatórios e vasculares.

Melhora o funcionamento do sistema digestivo


Como já mencionado anteriormente, esse citros típico da Itália apresenta uma fibra solúvel conhecida como pectina. Com isso, o consumo habitual de limão siciliano melhora o funcionamento do sistema digestivo, principalmente do trato intestinal. Além disso, ele inibe a absorção de açúcares, o que é amplamente benéfico ao organismo. Entretanto, para aproveitar a fibra ao máximo, é importante comer a polpa.

Assim como a lima ácida taiti, o limão siciliano reduz a acidez estomacal e torna o meio alcalino. Sem falar que o fruto atua na produção de secreções pancreáticas e, por isso, é indicado por terapeutas no tratamento de diabetes. Além disso, ele apresenta ação descongestionante, desintoxicante e depurativa do organismo.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Limão Taiti

Produção de Acerola

Cultivo Orgânico de Citros

Fontes: cuidai.com.br; blog.mundodosoleos.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 24-03-2020 Gastronomia e Padaria
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.