Aprenda a fazer pães deliciosos em casa

A comercialização dos pães pode ser feita de várias maneiras, pois atende às necessidades de vários segmentos do comércio de alimentos

Curso de produção de pães caseiros

A produção artesanal de pães é uma atividade relaxante e prazerosa, em que se pode usar a criatividade e obter produtos exclusivos, nutritivos e saborosos. Com o crescente interesse por produtos naturais e sem aditivos, a fabricação de pães caseiros tornou-se, também, uma forma de complementar a renda familiar por meio da sua comercialização.

A fabricação de pães, bolos e biscoitos constitui uma atividade tradicional entre as famílias mineiras, principalmente, aquelas de origem rural, pois, nesse meio, é difícil encontrar pães frescos para o consumo e para oferecer aos visitantes. A matéria-prima básica era encontrada nas próprias fazendas e era constituída, principalmente, de polvilho, fubá, ovos, leite e queijo, além do açúcar, fermento e sal.

A atividade, que era exclusivamente rural e para consumo próprio, saiu hoje do âmbito doméstico e passou a ser desenvolvida por um grande número de famílias, tanto rurais quanto urbanas, que encontram nela uma boa oportunidade de trabalho e geração de renda extra.

A comercialização dos produtos pode ser feita de várias maneiras, pois os pães atendem às necessidades de vários segmentos do comércio de alimentos, tais como supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes e outros. Além disso, as empresas distribuidoras de produtos alimentícios constituem uma considerável fatia de mercado a ser explorada.

O curso “Como Produzir Pães Caseiros”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz receitas de diversos pães, como pão de batata, pão de forma, pão integral, pão de mandioca, pão de queijo e pão de mel e panetone. Esses produtos podem ser destinados ao consumo próprio ou à comercialização. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Maria da Graça Lima Bragança, economista doméstica, coordenadora do projeto Bem-Estar Social do departamento técnico da EMATER-MG.

http://www.youtube.com/watch?v=BX-iy8Z2c88

Marconi Vieira 23-11-2010 Panificação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.