Perfil ideal para se tornar um maître

O maître é a pessoa encarregada de destinar os clientes às mesas, seja em restaurantes, em hotéis, ou outros estabelecimentos que se responsabilizam pela alimentação. O maître é responsável também por fazer agendamentos dos clientes e por coordenar quem vai servir qual mesa, garantindo máxima

A organização, o dinamismo e a paciência são habilidades pessoais, que devem sempre ser praticadas pelo maître

Um líder deve saber delegar poderes e confiar em sua equipe

O maître é a pessoa encarregada de destinar os clientes às mesas, seja em restaurantes, em hotéis, ou outros estabelecimentos que se responsabilizam pela alimentação. O maître é responsável também por fazer agendamentos dos clientes e por coordenar quem vai servir qual mesa, garantindo máxima eficiência no atendimento.

Para lidar com todas as situações, que poderão surgir dentro do estabelecimento, o maître precisa possuir ou desenvolver algumas habilidades.

A organização, o dinamismo e a paciência são habilidades pessoais que devem sempre ser praticadas pelo maître. Facilidade de comunicação, capacidade de liderança, chefia e domínio da técnica de venda também são habilidades importantes a serem pensadas e desenvolvidas.

Ser liberal: o maître atua como líder com uma gestão de liberdade com seus colaboradores. Ele designa responsabilidades e permite que seus colegas as pratiquem com liberdade, sempre com presteza e cuidado.

Ser democrático: assumindo o papel de orientador, o maître estabelece objetivos e metas, cobrando-as sempre no momento certo.

Confiança e transparência: um líder deve sempre reconhecer os méritos alheios. Como líder, o maître deve estar sempre pronto para resolver qualquer problema e assumir responsabilidades por sua equipe. Deve também elogiar seus colaboradores, como forma de reconhecimento e incentivo.

Capacidade de partilhar poder: um líder deve saber delegar poderes e confiar em sua equipe. Delegando poderes, o maître conseguirá avaliar o comportamento de seus funcionários, ao lidar com atividades de liderança. Mesmo correndo o risco de errar, o líder deve confiar no potencial de sua equipe.

Mostrar-se como exemplo: o chefe deve agir, ao invés de mandar que alguém faça por você. Dessa forma, os funcionários terão o líder como exemplo e, provavelmente, encontrará a resposta sozinho para as suas dificuldades.

O professor Aldo Alves, coordenador do Curso Capacitação de Maître, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que " antes de se tornar um líder, o sucesso diz respeito exclusivamente ao seu crescimento pessoal. Quando você vira um líder, o sucesso passa a depender do crescimento dos outros."

Equipe de Redação 05-11-2012 Gastronomia e Padaria

Deixe um Comentário

Comentários

Silvana matos

08-11-2018

Gostaria de saber mais . Quero me aperfeiçoar. Sou chefe de fila , mas quero ser metre.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

08-11-2018

Olá Silvana,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto