É possível comer pizza nutritiva e saudável

É possível comer pizza nutritiva e saudável. A pizza nutritiva e saudável é aquela preparada com ingredientes leves, de baixa caloria e livre de sódio.

A pizza nutritiva e saudável é aquela preparada com ingredientes leves, de baixa caloria e livre de sódio

É possível comer pizza nutritiva e saudável

Segundo estudos nos Estados Unidos, a pizza na dieta de crianças e adolescentes não é considerada saudável, pois apresenta alto índice calórico em seus ingredientes e conta com grandes níveis de gordura saturada e sódio. Principalmente a pizza consumida como lanche em redes de fast-food. Por outro lado, quando consumida nas escolas norte-americanas, os efeitos no organismo das crianças não foram tão negativos - graças ao limite nutricional diário das refeições.

Outras pesquisas comprovaram que as pizzas elaboradas com ingredientes leves e naturais são nutritivas e saudáveis. Massas com farinha integral, trigo, linhaça, quinoa, gergelim são ricas em nutrientes e vitaminas. Quando os recheios são elaborados com legumes, como brócolis, couve-flor, cenoura, escarola, rúcula, pimentão, tomates-cereja, entre outros, o valor nutricional aumenta ainda mais. Mas é importante dar atenção aos queijos. Sua porção deve ser bem menor e devem ser utilizados preferencialmente queijos light, ricota ou cottage. 

A recomendação é que a pizza seja elaborada em casa. Dessa forma, é possível garantir a qualidade dos alimentos. Fazer pizza é bem fácil e prático. Na internet, há receitas divinas de dar água na boca. A vantagem de fazer pizzas caseiras é garantir ingredientes saudáveis e fugir dos industrializados, com altos níveis de sódio e gorduras. O ideal é que a pizza seja bem colorida, coberta com vegetais. Não podemos nos esquecer das carnes, como peito de peru e atum.

De acordo com Lisa Dryer, nutricionista norte-americana, é preciso ter cautela em relação ao tipo de borda. Muitas pessoas adoram bordas recheadas. Isso não é recomendado, pois é uma quantia extra de queijo. É importante lembrar que o queijo eleva os níveis de sódio e gordura, assim como os molhos. Portanto, é preciso moderação e cautela para escolher os complementos da pizza. Caso contrário, até mesmo as pizzas saudáveis podem sair da linha.

A pizza torna-se nutritiva e saudável graças à escolha de seus ingredientes. O queijo nos fornece cálcio - bom para a saúde dos ossos. O tomate garante ao nosso organismo uma substância conhecida como licopeno - previne o câncer. Já a farinha integral é rica em fibras - excelente para o bom funcionamento do intestino. Portanto, use e abuse desses ingredientes e se permita saborear uma deliciosa fatia de pizza.  

Fonte: Veja Abril.

Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Pizzaiolo, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Wilson Ferreira, gastrônomo e especialista em pizzas.

Andréa Oliveira 09-06-2017 Pizzas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.